Rival do Compass na Europa, Renault Austral surge camuflado
Renault divulga as primeiras imagens do SUV e confirma motorização híbrida
Modelo que vale a pena acompanharmos de perto, uma vez que será um concorrente para o Jeep Compass ao menos no continente europeu, o futuro Renault Austral teve as suas primeiras imagens oficiais reveladas nesta quarta-feira (5).
O modelo, ainda camuflado, finaliza uma etapa do processo de desenvolvimento chamada “Confirmation Runs”, na qual são avaliadas sua qualidade e confiabilidade. Também são validados os sistemas de assistência à condução, nível de ruído, respostas da suspensão e demais acertos da plataforma que sustenta o projeto, no caso a CMF-CD3.
Segundo a Renault, cerca de 100 unidades do Austral vão percorrer cerca de 2 milhões de quilômetros entre França, Espanha, Alemanha e Romênia.
Híbrido
A fabricante também confirmou que o Austral terá somente opções de propulsão eletrificadas, no caso tomando como base o motor 1.3 TCe E-Tech e o 1.2 TCe, neste caso servindo como elemento central do sistema de propulsão híbrida-leve baseada em uma arquitetura elétrica de 48V.
Sem entrar em detalhes técnicos sobre a parte mecânica, a Renault promete que “a gama de motores irá oferecer desempenho recorde, com emissões reduzidas de CO2 - desde 105 g CO2/km (para o motor E-Tech de acordo com o ciclo WLTP, sujeito a homologação) - e até 200 cv de potência máxima”.
Apesar do projeto do Renault Austral mostrar-se dedicado ao continente europeu, o crescimento da categoria de SUVs médios no Brasil talvez o tornaria uma excelente alternativa para a subsidiária local da marca caso queira entrar de forma competitiva no segmento.
Em paralelo, é mais provável que a Renault deverá investir na nacionalização do SUV derivado do conceito Dacia Bigster, que poderá ter opção de 7 lugares e um custo-benefício mais adequado à realidade do segmento no Brasil.