Rival de Tiggo 7 Pro e Equinox, Equator Sport terá boas credenciais no Brasil
Modelo da Ford vai substituir o Territory por aqui, preservando apenas o nome e entregando conjunto bem mais interessante
Ainda falta o anúncio oficial da Ford aqui no Brasil, mas, ao que tudo indica, o Territory atualmente comercializado em nosso mercado deverá ser substituído pelo Equator Sport em um horizonte de curto prazo. A estratégia de substituição dos modelos já está em curso em diversos outros mercados, como Vietnã e Camboja, conforme reportamos em junho.
Vale frisar que, assim como em outros países, o Equator Sport deverá manter vivo o nome Territory por aqui, em uma tentativa de conferir certa continuidade no portfólio de produtos da empresa.
É fato que o Territory atual não agradou o público brasileiro desde sua estreia em nosso mercado.
Apenas para elucidar, no acumulado do ano o SUV da Ford registra apenas 708 emplacamentos, vendendo até menos do que o Porsche Macan (735 unidades) no período, modelo premium muito mais caro. Até o mês anterior, o Jeep Compass, por exemplo, foi a escolha de 40.713 consumidores no país.
Assim como o Territory atualmente comercializado no Brasil, o Equator Sport também foi desenvolvido pela joint venture que a Ford conta com a JMC (Jiangling Motors Corporation) na China.
O “sucessor” do Territory no Brasil também chegará importado da potência asiática, como ocorre com o SUV atual.
É fato que, além do visual mais arrojado em relação ao Territory, o Equator Sport também é um modelo com dimensões mais interessantes.
Na China, o modelo alcança 4,62 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos, dimensões que o posicionam como um SUV médio equivalente ao CAOA Chery Tiggo 7 Pro e o Chevrolet Equinox, portanto acima de SUVs intermediários tais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
Assim como observamos nos representantes de CAOA Chery e Chevrolet, podemos esperar que o Equator Sport/Territory ofereça uma cabine ampla e confortável para 5 passageiros e porta-malas com boa capacidade para bagagens.
Além da carroceria com traços mais sofisticados em relação ao Territory atual, o Equator Sport também oferece um interior caprichado.
Com design moderno, o SUV chinês aparenta, ao menos nas imagens, contar com um bom contraste de materiais na cabine e ares mais tecnológicos ao combinar o cluster totalmente digital com a tela da central multimídia no alto do painel.
Interessante pontuar que o “novo” Territory foi apresentado recentemente no México, oferecendo sob o capô o propulsor 1.8 EcoBoost de 189 cv e 32,6 kgfm associado a uma transmissão de 7 marchas com dupla embreagem e tração dianteira.
Com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo multibraço no eixo traseiro, o Territory 2023 conta com três versões no México, denominadas Ambiente, Trend e Titanium.
Muito bem equipado, em seu catálogo topo de linha o SUV oferece monitoramento de pontos cegos, painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 12” cada um, assistente de permanência em faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, teto solar panorâmico, 6 airbags, rodas de liga leve aro 19”, entre outros.
Até o momento não há previsão para a chegada do Equator Sport como o novo Territory no Brasil, porém a “troca” entre os dois SUVs não é algo que deverá demorar por aqui.