Rival de Tiggo 7 Pro e Equinox, Equator Sport terá boas credenciais no Brasil

Modelo da Ford vai substituir o Territory por aqui, preservando apenas o nome e entregando conjunto bem mais interessante
Ford Equator Sport comercializado na China

Ford Equator Sport comercializado na China | Imagem: Divulgação

Ainda falta o anúncio oficial da Ford aqui no Brasil, mas, ao que tudo indica, o Territory atualmente comercializado em nosso mercado deverá ser substituído pelo Equator Sport em um horizonte de curto prazo. A estratégia de substituição dos modelos já está em curso em diversos outros mercados, como Vietnã e Camboja, conforme reportamos em junho. 

Vale frisar que, assim como em outros países, o Equator Sport deverá manter vivo o nome Territory por aqui, em uma tentativa de conferir certa continuidade no portfólio de produtos da empresa. 

É fato que o Territory atual não agradou o público brasileiro desde sua estreia em nosso mercado.

Apenas para elucidar, no acumulado do ano o SUV da Ford registra apenas 708 emplacamentos, vendendo até menos do que o Porsche Macan (735 unidades) no período, modelo premium muito mais caro. Até o mês anterior, o Jeep Compass, por exemplo, foi a escolha de 40.713 consumidores no país. 

Assim como o Territory atualmente comercializado no Brasil, o Equator Sport também foi desenvolvido pela joint venture que a Ford conta com a JMC (Jiangling Motors Corporation) na China. 

Detalhe da apresentação do Equator Sport como sucessor do Territory no Camboja
Detalhe da apresentação do Equator Sport como sucessor do Territory no Camboja
Imagem: Reprodução internet

O “sucessor” do Territory no Brasil também chegará importado da potência asiática, como ocorre com o SUV atual. 

É fato que, além do visual mais arrojado em relação ao Territory, o Equator Sport também é um modelo com dimensões mais interessantes. 

Na China, o modelo alcança 4,62 m de comprimento e 2,72 m de entre-eixos, dimensões que o posicionam como um SUV médio equivalente ao CAOA Chery Tiggo 7 Pro e o Chevrolet Equinox, portanto acima de SUVs intermediários tais como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. 

Assim como observamos nos representantes de CAOA Chery e Chevrolet, podemos esperar que o Equator Sport/Territory ofereça uma cabine ampla e confortável para 5 passageiros e porta-malas com boa capacidade para bagagens. 

Além da carroceria com traços mais sofisticados em relação ao Territory atual, o Equator Sport também oferece um interior caprichado. 

Com design moderno, o SUV chinês aparenta, ao menos nas imagens, contar com um bom contraste de materiais na cabine e ares mais tecnológicos ao combinar o cluster totalmente digital com a tela da central multimídia no alto do painel. 

Ford Equator Sport é lançado oficialmente
Ford Equator Sport é lançado oficialmente
Imagem: Divulgação

Interessante pontuar que o “novo” Territory foi apresentado recentemente no México, oferecendo sob o capô o propulsor 1.8 EcoBoost de 189 cv e 32,6 kgfm associado a uma transmissão de 7 marchas com dupla embreagem e tração dianteira. 

Com suspensão independente nas quatro rodas, do tipo multibraço no eixo traseiro, o Territory 2023 conta com três versões no México, denominadas Ambiente, Trend e Titanium. 

Muito bem equipado, em seu catálogo topo de linha o SUV oferece monitoramento de pontos cegos, painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 12” cada um, assistente de permanência em faixa, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, teto solar panorâmico, 6 airbags, rodas de liga leve aro 19”, entre outros. 

Até o momento não há previsão para a chegada do Equator Sport como o novo Territory no Brasil, porém a “troca” entre os dois SUVs não é algo que deverá demorar por aqui.

Ford Equator Sport é lançado oficialmente
Ford Equator Sport é lançado oficialmente
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis