Rival da Renault para Pulse e Nivus deve estrear antes do previsto
Marca inicia a produção das unidades pré-série de seu aguardado crossover nacional
Movimentação importante foi realizada pela Renault nesta semana aqui no Brasil.
Segundo reportagem do Automotive Business, a marca francesa finalizou os trabalhos de adaptação de sua linha de montagem em São José dos Pinhais (PR) e deu início à produção das unidades pré-série de seu inédito crossover nacional.
Em contato com a Renault, a empresa confirmou ao AUTOO a apuração dos colegas do Automotive Business.
Conhecido até o momento como projeto HJF, o modelo em questão é fruto de investimento de R$ 2 bilhões da Renault no país, o qual vai viabilizar, além do novo produto, a fabricação local do motor 1.0 turbo com injeção direta que a Renault já oferece em alguns mercados no exterior.
O crossover inédito era esperado para 2024, porém, considerando que as unidades pré-série já estão sendo produzidas, a estreia local do novo produto deverá ocorrer ainda neste ano.
Como noticiamos em março, as primeiras imagens de patente do futuro SUV vazaram na Europa e nos permitem ter uma boa ideia do veículo definitivo.
Por lá, o projeto HJF deverá ser aproveitado como a nova geração do Renault Stepway. Aqui no Brasil, por sua vez, rumores sugerem que o crossover poderá até resgatar o nome Clio.
Ao que tudo indica, a novidade da Renault ficará muito próxima em termos de tamanho e faixa de preço ao que encontramos atualmente no Fiat Pulse e no VW Nivus, portanto abaixo da categoria de SUVs compactos.
É importante lembrarmos que o Renault Duster seguirá como o representante da marca no segmento de maior volume de vendas hoje no país, sendo que sua nova geração deverá ser apresentada na Europa no ano que vem e sua nacionalização pode ser dada como certa.
O projeto HJF será estratégico para a Renault neste momento no Brasil, em especial porque a marca perdeu consideravelmente seu espaço para a concorrência no segmento de mercado entre o Kwid e o Duster, nicho onde a fabricante atuava com o trio Sandero, Logan e Stepway, os quais perderam competitividade ao não acompanharem as evoluções dos rivais.