Rinspeed Budii é um i3 autônomo para Genebra
Budii traz coluna de direção móvel pode ser pilotado tanto pelo motorista como pelo passageiro
Depois do XchangE, baseado no Tesla Model S e apresentado há um ano, a suíça Rinspeed escolheu o BMW i3 para desenvolver seu novo modelo. Trata-se do Budii, um conceito autônomo que será mostrado ao público durante o Salão de Genebra, em março, e promete atrair muitos olhares. A primeira vista, o protótipo pouco se diferencia do seu modelo de base, com direito a uma pintura que brilha “como um diamante”.
O novo Rinspeed Budii traz como principal diferencial, além da tecnologia autônoma, a coluna de direção móvel, que pode ser deslocada para o banco esquerdo ou direito caso um dos dois passageiros queira assumir o controle do veículo.
No centro do painel, que inclusive conta com um desenho bastante diferenciado, há uma tela que reproduz informações de um quadro de instrumentos convencional. Logo abaixo está uma enorme tela sensível ao toque, com um sistema da Harman capaz de reconhecer quem está no comando da direção e suas preferências. O console central traz ainda um espaço para conectar e carregar um celular sem o uso de fios.
O Budii conta também com uma câmera retrátil no teto, batizada de “TrackView” é alojada na parte de trás da cabine, o que sacrificou o espaço interno e exigiu a retirada do banco traseiro do i3. A câmera pode ser levantada em até 70 centímetros e é capaz de detectar objetos à frente e também dos dois patinetes elétricos dobráveis, alojados em gavetas retráteis. O modelo dispõe ainda de suspensão a ar adaptativa.
A Rinspeed não informou se o conceito será produzido, mas por conta de toda essa tecnologia embarcada, o Budii deve ficar distante das ruas, pelo menos por enquanto.