Revista antecipa o que podemos esperar da nova geração do Ford Fusion
Conhecido como Mondeo na Europa, modelo por lá substituirá três veículos de uma vez só
Há quem ainda aposte que os sedans terão uma participação ainda relevante no mercado ao longo dos próximos anos, mas em especial entre as marcas norte-americanas notamos uma forte tendência de abandonar de vez o segmento de carros de passeio e focar apenas em SUVs e picapes.
Por mais que seja um modelo com boa representação no Brasil, onde destaca-se em termos de venda entre os sedans premium, o Ford Fusion (chamado de Mondeo na Europa) sofrerá uma profunda alteração de estilo e proposta em sua próxima geração.
Como já explicamos aqui no Autoo, a Ford basicamente vai se espelhar no sucesso que o Subaru Outback conquista nos EUA, para basear a próxima geração do Fusion/Mondeo.
A revista inglesa Autocar nos trouxe nesta semana uma prévia do que podemos esperar para o futuro do Fusion/Mondeo, modelos que só vão manter o nome em relação ao sedan médio-grande atual.
A ideia, em especial para a Europa, é que esse futuro crossover seja tão versátil que ele será capaz de entrar no lugar de três modelos da gama Ford no Velho Continente, no caso o próprio Mondeo, além das minivans S-Max e Galaxy.
Nos moldes de uma station wagon elevada, como a projeção da Autocar sugere (confira na imagem abaixo), o Fusion/Mondeo para a próxima década terá a ideia de preservar o bom espaço interno e a praticidade de um carro familiar, tudo isso combinado com a maior altura em relação ao solo de um SUV. A ideia é que esse crossover inédito, contudo, não seja tão robusto quanto um utilitário esportivo propriamente dito e tenha foco na eficiência, buscando a maior economia de combustível e menor emissão de poluentes possível.
Não por acaso são esperados conjuntos propulsores híbridos ou híbridos-leves para o sucessor do Fusion/Mondeo, com destaque para o sistema já revelado para o Fiesta e o Fusion na Europa.
Assim como ocorreu no Brasil, onde as minivans foram varridas do mercado pelos SUVs, a Ford também sentiu o mesmo efeito em sua gama europeia. Atualmente as vendas da S-Max e da Galaxy sofreram reduções drásticas, enquanto a marca já definiu que vai retirar do mercado local a C-Max e a Grand C-Max. A minivan compacta B-Max já será substituída pelo Puma, novo SUV da Ford para a região posicionado entre o EcoSport e o Kuga.