Revelada nos EUA, 8ª geração do Porsche 911 chega ao Brasil em 2019
Tradicional esportivo conta também com nova geração de seu motor turbo
A Porsche usou o Salão do Los Angeles, cidade norte-americana que responde por um de seus principais mercados ao redor do mundo, para revelar a nova geração do 911, a 8ª na prestigiada história do modelo.
Começando pela parte externa, o esportivo mantém a identidade visual que sempre lhe é peculiar, porém com algumas atualizações pontuais. “Caixas de rodas significativamente mais largas recobrem as rodas dianteiras de 20” e as traseiras com 21” de diâmetro. A traseira agora tem a mesma largura em todos os modelos, ressaltando a seção central mais esguia. Na frente, a carroceria é 45 milímetros mais larga. A integração fluida das maçanetas elétricas embutidas nas portas reforça o contorno lateral suave e gradual. Entre os novos faróis de LED, um capô com um rebaixo pronunciado evoca o design das primeiras gerações do 911. Em todos os modelos, a traseira é dominada pelo defletor traseiro com posicionamento variável consideravelmente mais largo e pela elegante faixa luminosa contínua. Fora as seções dianteira e traseira, toda a cobertura exterior da carroceria é feita de alumínio”, explica a Porsche.
Internamente, o cupê ganha melhorias esperadas no campo da conectividade e uso de novas tecnologias. “O interior completamente novo se caracteriza pelas linhas definidas e retas do painel, com os instrumentos embutidos. A inspiração para esse aspecto vem dos modelos 911 dos anos 1970. Dos lados do conta-giros central - uma característica típica da Porsche - dois estreitos displays fornecem informações para o condutor. A tela central da central multimídia PCM agora tem 10,9” e pode ser operada rapidamente e sem provocar distração, graças à nova arquitetura. Localizada abaixo dela há uma unidade compacta de interruptores com cinco botões que dão acesso a importantes funções do veículo”, acrescenta a marca alemã.
Como era esperado, o Porsche 911 renovado também ganha bem mais recursos de assistentes de condução para a segurança e o conforto. A Porsche desenvolveu um modo Wet (molhado), incluído de série no 911. Essa função detecta água na estrada, pré-condiciona os sistemas de controle para essa condição e alerta o motorista, que pode então regular o veículo para dar uma atenção especial à segurança simplesmente apertando um botão ou utilizando o seletor de modos localizado no volante (no pacote Sport Chrono). O sistema de alerta e assistência na frenagem, também instalado de série, detecta o risco de colisões com objetos móveis e inicia uma frenagem de emergência se for necessário. O Night Vision Assist (assistente de visão noturna), com câmera de imagens térmica, é oferecido pela primeira vez como opção para o 911. O controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático) adaptativo inclui controle automático de distância, função stop-and-go, e uma inovadora função autônoma de assistência de emergência.
Na parte mecânica, ponto de grande relevância em um esportivo como é o caso do Porsche 911, o cupê passa a contar com uma nova geração do motor turbo de 6 cilindros, que está mais potente do que nunca e entrega 450 cv nas versões S. A eficiência foi aumentada por um processo de injeção aperfeiçoado e uma nova disposição do sistema de turbo compressores e resfriamento do ar de admissão. O câmbio também é novo, no caso uma transmissão de dupla embreagem com 8 velocidades.
O novo motor turbo conta com 30 cv a mais do que o usado na geração anterior. O 911 Carrera S e o Carrera 4S agora precisam de menos de quatro segundos para realizar a aceleração de 0 a 100 km/h: com tração traseira, o cupê precisa de 3,7 segundos, enquanto o 911 Carrera 4S, com tração nas quatro rodas, de apenas 3,6 segundos. Isso permitiu às duas versões uma redução de 0,4 segundo na prova em questão em relação aos modelos anteriores correspondentes. Essa vantagem é aumentada por mais 0,2 segundo com o pacote opcional Sport Chrono. As velocidades máximas agora são 308 km/h (911 Carrera S) e 306 km/h para a versão com tração nas quatro rodas.
Procurada pelo Autoo, a Porsche adiantou que a previsão de chegada da nova geração do 911 ao Brasil é para o fim do primeiro semestre de 2019.