Retrospectiva 2010 - Janeiro
O ano começou com a Fiat brasileira ultrapassando a italiana e os novos Focus e Honda Brio
Honda segue Toyota e apresenta seu compacto
A Honda se rende ao mercado dos países emergentes e apresenta no Salão de Nova Délhi, na Índia, o New Small Concept. Rival direito do Toyota Etios, tem linhas mais ousadas e uma larga semelhança com o CR-Z, híbrido com pretensões esportivas da Honda. Quase 11 meses depois, a montadora japonesa revela o Brio, a versão de produção do NSC que começa a ser vendida na Índia e na Tailância em março, desembarcando no mercado brasileiro em 2012, com produção nacional. Sua motorização ainda é desconhecida, mas é razoável imaginar que a Honda equiparará sua novidade popular com motores de 1 e 1.4 litro.
Brasil passa a Itália como maior mercado da Fiat
A liderança da Fiat no mercado nacional é, também, reflexo da importância do Brasil para a fabricante italiana. Em 2009, a Fiat vendeu 750.000 veículos, contra 722.000 da matriz. À época, Sergio Marchionne, CEO do Grupo Fiat, afirmou que a situação se repetiria em 2010. Até novembro, a Fiat do Brasil comercializou 571.700 unidades. Com o lançamento de Uno, Bravo e os novos motores E.torQ, a filial brasileira certamente se manterá na ponta.
Ford revela a 3ª geração do Focus
Um dos modelos mais consagrados da Ford foi apresentado no começo do ano, tendo sua produção iniciada em dezembro de 2010. O novo Focus é considerado o melhor hatch médio da montadora norte-americana, superando o já especial Focus II. Trata-se de um dos símbolos de uma nova estratégia da empresa, batizada de Ford One, que pretende intensificar a globalização dos modelos. Produzida inicialmente na Alemanha, a terceira geração do Focus será produzida na Argentina a partir de 2013, aproximando o modelo do Brasil. Destaque para a motorização, composta pelo 1.6 litro Ecoboost, de 150 ou 180 cv.