Retomada econômica: os carros que devem estrear no segundo semestre de 2020
Confira um balanço dos modelos que ainda podem estrear na segunda metade do ano
Para quem acompanha o universo automotivo ou apenas está buscando uma opção mais moderna para trocar de carro, os primeiros três meses de 2020 começaram até que bem, com as estreias de modelos como o Renault Duster 2021 profundamente renovado e a nova geração do Chevrolet Tracker, também inaugurando a linha 2021 do SUV.
A partir do fim de março, o avanço global do novo coronavírus e a decretação de pandemia pela OMS impactaram profundamente a economia, nosso estilo de vida e as relações sociais como um todo. As medidas de contenção sanitária, com ênfase no isolamento social, resultaram no fechamento de escolas, fábricas e o comércio, desencadeando uma profunda recessão em diversos países.
Na medida em que a pandemia vai se tornando mais administrável, vários países, incluindo o Brasil, ensaiam uma reabertura controlada de algumas atividades, proporcionando uma retomada econômica gradual. A partir desta semana as concessionárias já estão reabrindo no Grande ABC e na capital paulista, por exemplo, bem como as principais montadoras do país reativaram suas linhas de produção ainda que de forma bastante escalonada.
Considerando que a Volkswagen decidiu revelar o Nivus de forma digital ainda no auge da pandemia, é de se esperar que outras marcas sigam pelo mesmo caminho. Enquanto nenhuma vacina ou remédio eficaz chegam ao público, a tendência é que a proibição de grandes eventos ou aglomerações de pessoas perdurem por um bom tempo, fazendo com que as estratégias de marketing das empresas contemplem cada vez mais apresentações online de seus produtos.
Como as fabricantes – e o mercado de maneira geral – dependem de novidades para manter a procura do público sempre aquecida, podemos esperar por uma retomada do cronograma de lançamentos a partir do segundo semestre deste ano, quem sabe até de uma forma mais intensa.
Entre as marcas francesas, a Peugeot deverá iniciar no Brasil as vendas da nova geração do 208 produzida na Argentina. Seguindo o estilo visual e vários elementos do hatch europeu, o novo 208 é um produto muito aguardado e deverá inaugurar uma nova fase para a Peugeot no país. Apostando firme no design diferenciado e no bom acabamento interno, o novo 208 pode obter sucesso no segmento de hatches compactos caso ofereça também um bom custo-benefício.
A Citroën, ao que tudo indica, tem previsto para este ano a estreia aqui no Brasil do C5 Aircross, um interessante SUV de porte médio que traz como destaque a propulsão híbrida. Será um excelente representante em uma categoria que deverá colocar cada vez mais ênfase na propulsão eletrificada.
Pegando carona na proposta do C5 Aircross, a Ford também prepara um modelo de características semelhantes, no caso o Escape Hybrid, SUV já apresentado na vizinha Argentina. Com esses reforços, o subsegmento de SUVs médios eletrificados, hoje com o Toyota RAV4 como referência, ficará cada vez mais interessante. Vale a pena destacar que a Jeep também vai disponibilizar no Brasil o Compass 4xe, porém muito provavelmente apenas em 2021.
Ainda sobre a Ford, não podemos esquecer que a marca tem confirmada para este ano a chegada do Territory ao Brasil. Importado da China, o SUV médio será posicionado acima do EcoSport, portanto com preço acima dos R$ 100 mil, e oferecendo nível mais avançado de equipamentos.
Entre os sedans, uma estreia aguardada para 2020 é a nova geração do Nissan Versa, produto de relativo sucesso da marca japonesa por aqui. Trazendo formas bem mais arrojadas e dinâmicas para a carroceria, o sedan deve preservar o motor 1.6 16V e a opção do câmbio automático CVT. O nível de acabamento será bem melhor, sendo que ele deverá preservar um de seus atributos mais fortes, no caso o amplo espaço interno. Não fosse a pandemia, muito provavelmente o novo Versa 2021 já estaria no mercado. Importado do México, ele conviverá com o Versa produzido aqui, que será rebatizado e adotará o nome V-Drive.
Outro sedan que deve ser lançado no segundo semestre é o CAOA Chery Arrizo 6, modelo de porte médio que será montado em Jacareí (SP). A marca também prepara para este ano a estreia local do Tiggo 8, este produzido em Anápolis (GO). O SUV grande oferece três fileiras de assentos e deve estrear no Brasil a família de motores turbo com injeção direta da empresa.
Entre os modelos premium, uma apresentação bastante aguardada para este ano é o início das vendas da nova geração do Land Rover Defender no mercado brasileiro.
Voltando às marcas generalistas, a Chevrolet deve colocar no mercado até o fim de 2020 o facelift para a picape média S10 e seu SUV derivado, o Trailblazer. A variante “esportivada” RS do Onix, já revelada na Colômbia, também está cotada para estrear ao longo dos próximos meses no Brasil.
Por fim, também vale a pena ter em mente que a partir de julho devem começar as vendas do Volkswagen Nivus, bem como a nova geração da Fiat Strada, com lançamento confirmado para o dia 26 deste mês, deve chegar às concessionárias da marca em uma época semelhante à do crossover. A marca alemã ainda tem uma estreia preparada que é a variante mais potente da Amarok V6 turbodiesel, com potência alcançando 258 cv.
É sempre bom destacar que os todos os modelos elencados até aqui ainda podem sofrer alterações em suas respectivas estreias, uma vez que a pandemia ainda está bastante ativa no Brasil. De qualquer forma, vamos seguir de perto a trajetória desses modelos e assim que novas informações surgirem publicaremos aqui no Autoo. Então fique ligado (a)!