Renault vai fabricar nova picape híbrida na Argentina para substituir a Oroch
Utilitário será montado com a base do protótipo Niagara, mostrado no Rio de Janeiro, no ano passado
A Renault vai fazer o anúncio de investimento que será usado para fabricar a nova picape híbrida baseada no protótipo Niagara no próximo dia 17 de setembro, informa o site Argentina Autoblog. De acordo com a publicação, o novo modelo será fabricado em Córdoba e também terá uma versão da Nissan.
VEJA TAMBÉM:
- Renault prepara novo SUV com jeito de cupê para o final de 2025
- Nissan prepara nova picape na Argentina e crossover inédito no Brasil
A reportagem de AUTOO esteve na apresentação do protótipo Niagara, no Rio de Janeiro, em outubro de 2023, quando aconteceu a avant première do Kardian e a Renault deumais detalhes sobre a nova plataforma global da marca, que é bastante flexível, podendo receber conjunto híbridos e elétricos e com boa variação de entre-eixos (entre 2,6 m e 3 m).
Segundo a fabricante, a picape tem tecnologia E-Tech Hybrid 4x4 e um duplo ajuste técnico: a motorização mild hybrid advanced (48 v) na frente, complementada por um motor elétrico adicional na traseira.
Oroch vai ser substituída
Imagem: Divulgação
Por isso, o Niagara Concept é um modelo 4x4 com performance off-road otimizada. Esta motorização permite cobrir metade dos trajetos diários no modo 100% elétrico, com redução equivalente nas emissões de CO2, ainda de acordo com a Renault. O veículo também conta com suspensão de longo curso e grandes ângulos tanto na frente como na traseira.
A anúncio da Renault na Argentina chega em um momento em que encontraram uma condição política e econômica um pouco mais favorável no país, com atual presidente Javier Milei que sancionou o decreto regulatório. E ainda de acordo com o Argentina Autoblog, a nova picape vai substituir a Oroch, fabricada em São José dos Pinhais (PR).
Com isso, a Renault-Nissan passará a entrar com força na briga das picapes intermediárias, abaixo das médias, segmento que vai ganhar pelo menos mais um integrante, em 2026, a Volkswagen Tarok. Será equipada com novo motor 1.5 com sistema híbrido leve, que será fabricado em São Carlos (SP). Além desses modelos, essa fatia do mercado já tem Fiat Toro, Chevrolet Montana e Ford Maverick.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter