Renault ultrapassa Ford e consolida quarto lugar no mercado brasileiro
Marca francesa registrou 9% de participação em 2019, superando a concorrente
A Renault alcançou uma marca relevante em 2019 no mercado brasileiro. Coube à francesa acabar com a hegemonia das quatro principais fabricantes instaladas no país e retirar da Ford a quarta posição em participação de mercado no país. Os números levam em conta o volume de automóveis de passeio e comerciais leves emplacados.
A GM/Chevrolet foi a marca líder com 17,89% de participação no mercado automotivo brasileiro, seguida pela Volkswagen com 15,59% de participação, logo depois a Fiat com 13,77% e a Renault, agora figurando em quarto lugar no ranking, com exatos 9% do mercado nacional. A Ford ficou em quinto lugar com 8,22% de participação, mas por pouco não perde a vaga para a Toyota, que obteve 8,11% da preferência dos consumidores brasileiros. Os percentuais são da Fenabrave, associação que reúne os concessionários brasileiros.
Com uma linha que carece de renovação em especial após a estreia de rivais mais modernos e com custo-benefício agressivo, como é o caso dos novos Chevrolet Onix e Onix Plus entre os compactos, a Ford até o momento não apresentou qual será sua estratégia futura para renovar modelos como a linha Ka e o EcoSport entre os SUVs compactos.
Sabe-se que a Ford vai focar cada vez mais nos segmentos de picapes e SUVs também no Brasil, iniciando com a importação do Territory da China, porém, para manter mais volume, será necessário investir também em modelos mais acessíveis. De qualquer forma, o Ka ainda conseguiu um resultado expressivo em 2019, encerrando o período como o segundo carro mais vendido do país e somando 104.331 unidades vendidas.
É muito provável que o EcoSport conte com um sucessor aqui no Brasil, porém ainda não sabemos qual caminho a marca vai adotar para o próxima geração do Ka. Segundo uma entrevista recente do Autoo com o presidente da empresa para a América do Sul, Lyle Watters, são grandes as chances de que o futuro para o Ka passe até mesmo por uma mudança de proposta, evoluindo de um hatch compacto convencional para, quem sabe, um crossover de pequeno porte. Vamos acompanhar.