Renault teria voltado a produzir veículos na Rússia
Fábrica em Moscou estava paralisada por falta de componentes após início da invasão russa à Ucrânia
A Renault voltou a produzir veículos em sua fábrica em Moscou, na Rússia, disseram fontes ouvidas pela agência Reuters.
A retomada ocorre quase um mês após a montadora anunciar que a produção no país seria suspensa por gargalos logísticos que resultaram em falta de componentes.
Em 25 de fevereiro, logo após a Rússia invadir a Ucrânia, a fabricante interrompeu a operação das três fábricas que têm no país, mas sem relacionar o fato ao conflito diretamente.
Indo na contramão de outros grandes grupos internacionais, a fabricante francesa mantém suas atividades na Rússia, mercado que responde por 8% de seu faturamento, segundo a agência.
Além da linha de montagem própria, a Renault controla a Avtovaz, montadora russa que produz os modelos da marca Lada.
O mercado de automóveis na Rússia tem sido afetado pela pandemia e os problemas globais com componentes eletrônicos, assim como outros países. Apesar disso, em 2021 foram vendidos 1,67 milhão de unidades, uma alta de 4,3% em relação a 2020.
No entanto, as sanções econômicas do Ocidente, tomadas como resposta à ação militar na Ucrânia, deverão afetar ainda mais o cenário no país neste ano, que já demonstrava sinais de desaquecimento.
Veja outras colunas
Em apuros, Nissan corta empregos e vende participação na Mitsubishi
13/11/2024 07h30Fabricante japonesa, no entanto, viu ações subirem nesta semana após fundo de investimento adquirir ações da empresa
Carros elétricos crescem no Brasil, mas mercado é quase 60 vezes menor que nos EUA
12/11/2024 12h20Pouco mais de 6 mil veículos a bateria foram emplacados em outubro enquanto norte-americanos compraram quase 350 mil unidades em setembro
Stellantis usa tática 'Verstappen' e Compass segue à frente do Corolla Cross nas vendas
08/11/2024 12h34Jeep sacou emplacamentos de última hora, interrompendo aproximação do Toyota, que poderia assumir a liderança em 2024