Renault Taliant: novo Logan deve estrear no Brasil com outro nome
Fato, se confirmado, condiz com a nova estratégia da marca francesa
Há um bom tempo a Renault já deixou claro que vai adotar uma estratégia global de tornar-se “menos Dacia” em alguns mercados. A ideia seria desvincular um pouco sua imagem dos modelos de baixo custo de sua subsidiária romena, preservando o posicionamento de mercado tradicional que a Renault conquistou em diferentes regiões.
Mas o que fazer em países como o Brasil, onde vários modelos da Dacia contam com grande sucesso comercial e tornaram-se a base do portfólio da marca francesa?
Por meio de duas imagens de patentes que vazaram nesta semana a estratégia da Renault vai se tornando bem clara.
As esquetes mostram claramente a nova geração do Dacia Logan “convertida” no futuro Renault Taliant. O nome do sedan, inclusive, aparece de forma clara logo abaixo do logotipo da fabricante posicionado na tampa do porta-malas.
Por meio das imagens, é possível constatar (e as patentes servem exatamente para isso) as principais diferenças estéticas entre o Dacia Logan e o futuro Renault Taliant. O três volumes com a chancela da marca francesa contará com uma grade frontal própria ostentando o logotipo da Renault. Além disso, os faróis serão novos, bem como as rodas de liga leve e as lanternas. Tanto o para-choque traseiro como o dianteiro deverão ser próprios para o Taliant.
Tomando como base as patentes vazada, o designer Kleber Silva realizou as duas projeções que você confere ilustrando este texto.
Construídos sobre uma nova e mais sofisticada plataforma (CMF) da Aliança Renault-Nissan pensada para modelos compactos, o novo Dacia Logan/Renault Taliant certamente vão oferecer nível de segurança, silêncio a bordo e qualidade ao rodar notadamente superiores em relação ao Logan atual.
Até mesmo pela lista de equipamentos de série que as novas gerações de Logan e Sandero entregam na Europa é possível notar as melhorias. A dupla pode receber até mesmo freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado automático digital, 6 airbags, central multimídia mais moderna e até mesmo teto solar pode ser adicionado aos dois modelos.
Ainda pode demorar para acontecer, mas as atualizações de Logan (agora o futuro Renault Taliant), Sandero e Stepway certamente deverão ocorrer também no mercado brasileiro. Talvez dentro de dois anos as novidades possam ser nacionalizadas. Vamos acompanhar!