Renault Stepway usado é quase um SUV por menos de R$ 40 mil

Hatch "crossover" traz excelente espaço interno, mas peca no acabamento; confira os prós e contras
Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway | Imagem: Divulgação

Se você quer uma alternativa de um veículo usado barato com pegada mais fora de estrada, mas sem grandes pretensões e não pode pagar por um Renault Duster, o Sandero Stepway pode ser o caminho. 
Por menos de R$ 40 mil, o foco é a primeira geração.

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Lançada em 2008, a versão aventureira era diferenciada das demais “civis” basicamente pela suspensão elevada em 4 cm, adereços plásticos nos para-choques e caixas de rodas, faróis com máscara preta, rodas de aro 16 e rack no teto. Mas ar-condicionado, trio elétrico, airbags, freios ABS, bancos em couro e CD/MP3 player com controle no volante, eram alguns dos opcionais oferecidos.

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Sob o capô, o Stepway recebia o mesmo motor flex, emprestado do topo de linha Privilège, no caso o 1.6 16V que rendia até 112 cavalos de potência. Acoplado a ele, havia o câmbio manual de cinco marchas. Já na linha 2012, a Renault ofertou a transmissão automática de quatro marchas, incluindo os modelos mais caros da linha Sandero e do sedã Logan.

Utilizando-se da estratégia de se manter atualizado perante a concorrência como Volkswagen CrossFox, depois de quatro anos, o aventureiro urbano receberia a sua primeira reestilização.

Basicamente, a mudança mais visível estava, obviamente, na frente com para-choque, grade dianteira (lisa e sem pintura), lanternas com novo visual, rodas com desenho atualizado de 15 polegadas, entre outros detalhes. Na parte interna, o acabamento era ligeiramente melhorado e trouxe como destaque painel, bancos e demais acabamentos com detalhes em vermelho. Sem muitas novidades, a primeira geração do “crossover” durou até 2014.

 

PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA

Renault Sandero Stepway
Renault Sandero Stepway vem com detalhes  diferentes na comparação com as demais versões 
Imagem: Divulgação
  • Acabamentos plásticos externos

Algumas partes do acabamento plástico sem pintura acabam se desbotando em razão da constante exposição ao sol ou ainda o uso de produtos químicos de alta alcalinidade. A solução é aplicar sempre um silicone ou renovador de partes plásticas vendidos em hipermercados ou lojas de acessórios automotivos até devolver a aparência original.

  • Caixa de direção

Uma queixa comum dos proprietários são os constantes ruídos por causa do surgimento de folgas na caixa de direção hidráulica. A Renault inclusive chegou a convocar um recall de algumas unidades dos modelos 2012 para verificação e quando necessário a substituição da caixa de direção por uma nova, pois de acordo com a empresa, havia o risco do travamento em casos extremos.

  • Estepe

Todos os Sanderos da primeira geração pecam por ter o estepe fixado por baixo do assoalho traseiro, o que acaba facilitando a ação de furtos. A dica é simples e o uso de cabos de aço com cadeado trará mais segurança e inibirá a ação dos criminosos.

  • Ruídos metálicos

A maioria da origem dos barulhos vem da parte da suspensão, mas há casos que o problema pode vir da barra de direção. Se este for o caso, pode ser que seja preciso substituir as buchas. Seja como for, peça ajuda a um mecânico que te dará um diagnóstico mais preciso e te evitará gastar desnecessariamente. 

  • Recalls

Verifique se a unidade que está comprando já passou pelo recall do airbag do motorista, cuja razão técnica explicada na época era de que a estrutura do sistema poderia não suportar a tensão térmica. Em caso de colisão, o componente pode não ser acionado ou ser acionado de forma ineficiente. Dessa forma, poderia ocasionar lesões graves e/ou fatais aos ocupantes.


QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS

Renault Sandero Stepway
Renault Sandero Stepway tem anteparo que imita alumínio no para-choque traseiro
Imagem: Divulgação

Antigamente, a regra para quem quisesse comprar um carro mais alto e com apelo aventureiro, precisava aderir aos SUVs como o Ford EcoSport, que até então reinava praticamente sozinho. Com a exigência do mercado e a expansão por hatches aventureiros, como o VW CrossFox, o Sandero Stepway tinha lá seu charme e seus predicados. Construído sobre a plataforma B0 que é a mesma do sedã Logan, é fácil gostar do hatch crossover e uma das razões é o espaço interno privilegiado. O porta-malas de 320 litros é outro bom motivo da herança da base compartilhada.

Falando agora um pouco dos pontos fracos, o Stepway, assim como as outras configurações do Sandero, desagrada no acabamento. Muitos se queixam do mau isolamento acústico das portas e painel de instrumentos, tecidos de baixa qualidade e péssima localização dos botões de acionamento dos vidros, problema solucionado somente na linha 2012, quando surgiu a primeira reestilização.

Do ponto de vista das versões recomendadas, não há uma ou outra melhor. Vendido com a caixa mecânica de cinco marchas ou automática, o que vai prevalecer é o gosto pessoal. No entanto, é bom ficar atento às devidas manutenções da segunda opção, que necessita de uma atenção especial.

Agora falando em equipamentos, dê preferência às unidades com pacotes mais completos com ar-condicionado, trio elétrico, além do airbag e freios ABS. 

Por menos de R$ 40 mil, vale pesquisar bastante, buscar ajuda de mecânicos ou especialistas no mercado e sempre fazer um laudo cautelar para descobrir possíveis problemas. Nos principais sites de classificados de usados, encontramos unidades bem conservadas e com quilometragem média de 150 mil km.

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Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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