Renault Stepway usado é quase um SUV por menos de R$ 40 mil

Hatch "crossover" traz excelente espaço interno, mas peca no acabamento; confira os prós e contras
Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway | Imagem: Divulgação

Se você quer uma alternativa de um veículo usado barato com pegada mais fora de estrada, mas sem grandes pretensões e não pode pagar por um Renault Duster, o Sandero Stepway pode ser o caminho. 
Por menos de R$ 40 mil, o foco é a primeira geração.

VEJA TAMBÉM:

Lançada em 2008, a versão aventureira era diferenciada das demais “civis” basicamente pela suspensão elevada em 4 cm, adereços plásticos nos para-choques e caixas de rodas, faróis com máscara preta, rodas de aro 16 e rack no teto. Mas ar-condicionado, trio elétrico, airbags, freios ABS, bancos em couro e CD/MP3 player com controle no volante, eram alguns dos opcionais oferecidos.

> Fique por dentro de tudo através do nosso canal do WhatsApp

Sob o capô, o Stepway recebia o mesmo motor flex, emprestado do topo de linha Privilège, no caso o 1.6 16V que rendia até 112 cavalos de potência. Acoplado a ele, havia o câmbio manual de cinco marchas. Já na linha 2012, a Renault ofertou a transmissão automática de quatro marchas, incluindo os modelos mais caros da linha Sandero e do sedã Logan.

Utilizando-se da estratégia de se manter atualizado perante a concorrência como Volkswagen CrossFox, depois de quatro anos, o aventureiro urbano receberia a sua primeira reestilização.

Basicamente, a mudança mais visível estava, obviamente, na frente com para-choque, grade dianteira (lisa e sem pintura), lanternas com novo visual, rodas com desenho atualizado de 15 polegadas, entre outros detalhes. Na parte interna, o acabamento era ligeiramente melhorado e trouxe como destaque painel, bancos e demais acabamentos com detalhes em vermelho. Sem muitas novidades, a primeira geração do “crossover” durou até 2014.

 

PONTOS IMPORTANTES A OLHAR ANTES DA COMPRA

Renault Sandero Stepway
Renault Sandero Stepway vem com detalhes  diferentes na comparação com as demais versões 
Imagem: Divulgação
  • Acabamentos plásticos externos

Algumas partes do acabamento plástico sem pintura acabam se desbotando em razão da constante exposição ao sol ou ainda o uso de produtos químicos de alta alcalinidade. A solução é aplicar sempre um silicone ou renovador de partes plásticas vendidos em hipermercados ou lojas de acessórios automotivos até devolver a aparência original.

  • Caixa de direção

Uma queixa comum dos proprietários são os constantes ruídos por causa do surgimento de folgas na caixa de direção hidráulica. A Renault inclusive chegou a convocar um recall de algumas unidades dos modelos 2012 para verificação e quando necessário a substituição da caixa de direção por uma nova, pois de acordo com a empresa, havia o risco do travamento em casos extremos.

  • Estepe

Todos os Sanderos da primeira geração pecam por ter o estepe fixado por baixo do assoalho traseiro, o que acaba facilitando a ação de furtos. A dica é simples e o uso de cabos de aço com cadeado trará mais segurança e inibirá a ação dos criminosos.

  • Ruídos metálicos

A maioria da origem dos barulhos vem da parte da suspensão, mas há casos que o problema pode vir da barra de direção. Se este for o caso, pode ser que seja preciso substituir as buchas. Seja como for, peça ajuda a um mecânico que te dará um diagnóstico mais preciso e te evitará gastar desnecessariamente. 

  • Recalls

Verifique se a unidade que está comprando já passou pelo recall do airbag do motorista, cuja razão técnica explicada na época era de que a estrutura do sistema poderia não suportar a tensão térmica. Em caso de colisão, o componente pode não ser acionado ou ser acionado de forma ineficiente. Dessa forma, poderia ocasionar lesões graves e/ou fatais aos ocupantes.


QUAL VERSÃO NÓS RECOMENDAMOS

Renault Sandero Stepway
Renault Sandero Stepway tem anteparo que imita alumínio no para-choque traseiro
Imagem: Divulgação

Antigamente, a regra para quem quisesse comprar um carro mais alto e com apelo aventureiro, precisava aderir aos SUVs como o Ford EcoSport, que até então reinava praticamente sozinho. Com a exigência do mercado e a expansão por hatches aventureiros, como o VW CrossFox, o Sandero Stepway tinha lá seu charme e seus predicados. Construído sobre a plataforma B0 que é a mesma do sedã Logan, é fácil gostar do hatch crossover e uma das razões é o espaço interno privilegiado. O porta-malas de 320 litros é outro bom motivo da herança da base compartilhada.

Falando agora um pouco dos pontos fracos, o Stepway, assim como as outras configurações do Sandero, desagrada no acabamento. Muitos se queixam do mau isolamento acústico das portas e painel de instrumentos, tecidos de baixa qualidade e péssima localização dos botões de acionamento dos vidros, problema solucionado somente na linha 2012, quando surgiu a primeira reestilização.

Do ponto de vista das versões recomendadas, não há uma ou outra melhor. Vendido com a caixa mecânica de cinco marchas ou automática, o que vai prevalecer é o gosto pessoal. No entanto, é bom ficar atento às devidas manutenções da segunda opção, que necessita de uma atenção especial.

Agora falando em equipamentos, dê preferência às unidades com pacotes mais completos com ar-condicionado, trio elétrico, além do airbag e freios ABS. 

Por menos de R$ 40 mil, vale pesquisar bastante, buscar ajuda de mecânicos ou especialistas no mercado e sempre fazer um laudo cautelar para descobrir possíveis problemas. Nos principais sites de classificados de usados, encontramos unidades bem conservadas e com quilometragem média de 150 mil km.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Renault Sandero Stepway

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.