Renault Sandero, Logan e Duster com novidades na Europa

Hatch e sedã estreiam um leve facelift, já o SUV ganha novo câmbio automático
Dacia Duster 2017 (mercado europeu)

Dacia Duster 2017 (mercado europeu) | Imagem: Divulgação

Palco de destaque das marcas francesas, a Renault por meio de sua subsidiária de baixo custo Dacia, apresentou novidades para a gama Sandero, Logan e Duster no Salão de Paris.

Como já havíamos antecipado aqui no AUTOO, o Logan e o Sandero (incluindo a versão “aventureira” Stepway) ganharam novidades no conjunto óptico dianteiro e traseiro, além de iluminação diurna por LED para os faróis. O conjunto de lanternas, por sua vez, passa a contar com um jogo de luzes baseado em três quadrados iluminados.

Tanto o Logan quanto o Sandero passam a contar com novos para-choques que “realçam o aspecto robusto” dos modelos, destaca a Dacia no comunicado de imprensa. A grade dianteira de ambos, por sua vez, recebeu um pequeno detalhe cromado para conferir um aspecto mais refinado aos modelos de entrada.

Sem muitas evoluções na parte interna, o hatch e o sedã receberam apenas um novo volante com 4 raios, o qual conta com textura Soft Feel nas versões mais caras dos modelos. O console central e as malduras das saídas de ar também passam a contar com novo acabamento mais nobre.

Entre os motores, a Dacia destaca a inclusão do novo propulsor 1.0 com 3 cilindros de 76 cv. Ele também conta com start-stop, sistema que desliga o motor quanto o carro encontra-se parado, e promete uma boa economia de combustível.

A grande evolução para o Duster relevada em Paris, por sua vez, fica por conta do câmbio EDC (Efficient Dual Clutch), uma caixa de dupla embreagem com 6 marchas. Pelo menos na Europa, a novidade será oferecida no Duster em conjunto com o motor 1.5 turbodiesel e 1.2 TCe a gasolina, o que fará dele um dos SUVs automáticos mais baratos da Europa. Segunda a Dacia, “o câmbio automático não é mais um luxo e passou a ser uma necessidade nos grandes centros urbanos”. O Duster automático conta apenas com tração dianteira.

Vale destacar que o Duster também recebeu melhorias pontuais no design e acabamento interno, assim como os irmãos Logan e Sandero, como novas rodas de liga leve, lanternas e opção de câmera de ré nas versões mais caras. Procurada pelo AUTOO, a Renault não confirma a atualização no Logan, Sandero e Duster por aqui, mas é certo que as novidades deverão chegar ao trio também produzido aqui dentro de um ano. Já a transmissão de dupla embreagem pode demorar um pouco mais, contudo também deverá estar nos planos da marca pelo bom compromisso entre conforto e economia de combustível que ela proporciona.