Renault Sandero e outros 4 carros que não poderão rodar como Uber em 2025
Hatch da Renault e Hyundai HB20 foram alguns excluídos das modalidades Black e Comfort; entenda
Quem diria que os aplicativos de mobilidade urbana facilitariam tanto a vida das pessoas como nos dias de hoje. A Uber, por exemplo, trabalha com várias categorias como a Uber X, a mais popular e acessível para o usuário, além da Uber Comfort, Uber Black, Uber Black SUV, e Uber WAV.
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No entanto, a Uber divulgou uma lista dos modelos permitidos ou não na plataforma a partir de 2025. Para as categorias Comfort e Black, por exemplo, os hatches Hyundai HB20 e Renault Sandero foram excluídos.
Em nota, a empresa informou que “A indústria automotiva está em constante evolução e, por isso, está sempre atualizando os modelos de veículos das categorias premium, em busca de manter essas modalidades atrativas e proporcionar, para motoristas parceiros e usuários, a melhor experiência na plataforma”.
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Diante da nova regra, resolvemos apontar cinco carros bons e econômicos, mas que caso você opte por trabalhar como motorista da Uber, não serão mais aceitos, dependendo da categoria. Confira.
1- Hyundai HB20 Hatch
Imagem: Divulgação
Além da garantia de cinco anos, o comprador do Hyundai HB20 é motivado a comprar pela robustez e economia de combustível. Aliás, o hatch está entre os mais econômicos do Brasil. Dotado de motor de três cilindros 1.0 12V de 80/75 cv e transmissão manual de cinco marchas.
O carro faz 9,6 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (etanol) e 13,5 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada (gasolina). Para aqueles que pensam em usá-lo como Uber, desistam, pois, a partir de 2025, a Uber não o permitirá mais nas categorias Black e Comfort, seja qual for o ano de fabricação.
2- Renault Sandero
Imagem: Divulgação
Atualmente, o Renault Sandero é vendido com o nome de Stepway, mas no caso dessa versão aventureira, assim como ocorreu com o sedã Logan, não será mais fabricado. Inclusive a produção já foi encerrada.
Com motor 1.0 de 82 cv, o crossover é espaçoso e econômico, fazendo 9,3 km/l tanto na cidade quanto na estrada com etanol e 13 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.
O objetivo da marca é dar foco à nova linha de produtos da marca, incluindo o Kardian, lançado no começo deste ano. A partir de 2025, o Sandero, independente do ano de fabricação, não será mais aceito nas modalidades Black e Comfort
3- Peugeot 2008
Imagem: Divulgação
No Brasil, o Peugeot 2008 surgiu em 2015 com motor 1.6, aspirado de 122/115 cv e turbo de 173/165 cv. Segundo o Inmetro, o crossover da Peugeot consome 7,6 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol e com gasolina 11,2 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Com um estilo arrojado e esportivo, o SUV briga com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Honda HR-V, Chevrolet Tracker, mas na lista dos mais vendidos da Fenabrave, ele aparece em último. O SUV compacto não será aceito na categoria Black a partir do ano que vem.
4- Ford Territory
Imagem: Divulgação
Outro modelo esquecido é o Ford Territory. Começou a ser Importado da China a partir de 2020, e no final de 2023, já ganhou a segunda geração. Vendida apenas na Titanium, a novidade ficou por conta do câmbio automatizado de sete marchas que substituiu a antiga CVT de oito.
O motor 1.5 turbo a gasolina continuou, só que com 169 cv ante os 150 cv do modelo anterior. Além de mais potente, ficou mais econômico: 9,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada, ante os 9,4 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada).
A partir de 2025, na categoria Black, o SUV da Ford não será mais aceito, por conta da atualização da frota e alinhamento com as tendências da indústria automotiva.
5- Honda CR-V
Imagem: Divulgação
Com conforto de sedã, o Honda CR-V trouxe muitas inovações desde 1995, quando chegou ao Brasil. Talvez a mais importante ocorreu em 2024, quando a nova geração passou a ser oferecida somente na versão Advanced Hybrid, com motor híbrido e:HEV, empregado nos sedãs Civic e Accord.
O 2.0 com injeção direta de gasolina e 147 cv trabalha em conjunto com dois propulsores elétricos de 184 cv. Com isso, o consumo de gasolina na cidade é de 14,2 km/l e na estrada, 11,6 km/l. Na modalidade máxima, o Honda CR-V está entre uma lista de carros que não serão mais aceitos a partir de 2025, mesmo estando dentro do ano exigido.