Renault Sandero e Logan decepcionam em segurança
Mitsubishi Eclipse Cross, que será lançado no Brasil, vai bem na proteção de adultos
O Latin NCAP divulgou nesta terça-feira (12) a sua terceira série de testes realizados em 2018 com resultados animadores e outros nem tanto.
Começando pela notícia boa, o Mitsubishi Eclipse Cross, modelo que será lançado no Brasil, alcançou a nota máxima na proteção para adultos, no caso 5 estrelas, mas ficou devendo um pouco na segurança para crianças, alcançando 3 estrelas na proteção para o ocupante infantil.
“O Eclipse Cross oferece uma boa proteção para adultos no impacto frontal, lateral e lateral de poste, tendo sido aprovado, também, no teste de controle eletrônico de estabilidade (ESC). O Eclipse Cross conta com sete airbags como equipamento padrão, sendo um deles para os joelhos do motorista”, explicou o Latin NCAP.
“A qualificação de três estrelas (do Eclipse Cross) para a proteção infantil é explicada pela escolha dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) utilizados no teste, que apenas podem ser ajustados usando cintos de segurança, proporcionado uma baixa proteção em ambos os dummies infantis. O fabricante decidiu não colocar à disposição SRIs com ancoragens ISOFIX para os consumidores antes do teste, portanto não foram usados. Contudo, o carro oferece ancoragens ISOFIX padrão aprovadas de tamanho i-size. Se esse veículo contasse com ISOFIX, teria apresentado melhores resultados. Todos os SRIs avaliados foram aprovados no teste de instalação. O carro também conta com cintos de três pontos em todos os bancos”, complementa a entidade.
A notícia não muito boa vai para a dupla de porte compacto da Renault, no caso o Sandero e o Logan. Os modelos registraram apenas 1 estrela na proteção para adultos e 3 estrelas na proteção para o ocupante infantil.
“A dupla Sandero/Logan obteve uma proteção pobre no peito do motorista no impacto frontal e lateral, explicando a única estrela para a Proteção do Ocupante Adulto. Apesar do Sandero/Logan contar com barras laterais nas portas, a falta de uma estrutura de melhor desempenho e dispositivos de absorção de energia, para o impacto lateral, explicam o baixo rendimento no impacto lateral. O Sandero/Logan ainda não oferece cintos de três pontos em todos os bancos de forma padrão, não tendo ancoragens ISOFIX como equipamento padrão. Esse fato surpreende levando em conta que o Sandero lançado na África, testado pelo Global NCAP, possui cintos de três pontos em todos os assentos, bem como ISOFIX como equipamento padrão”, declarou o Latin NCAP.
Ainda de acordo com o Latin NCAP, “a Renault confirmou que irá melhorar o desempenho de segurança do Sandero/Logan”. Vamos ver se isso ocorrerá em breve.
*Notícia atualizada às 18h53 para inclusão do posicionamento oficial da Renault sobre o assunto, o qual publicamos na íntegra: "a evolução dos critérios adotados nas provas de colisão faz com que haja uma mudança nos resultados ao longo do tempo sem que tenha havido uma mudança no produto. A segurança sempre foi uma características dos veículos Renault, o que pode ser confirmado pelos ótimos resultados dos nossos mais recentes lançamentos. Estamos atentos e trabalhando para trazer mais segurança a todos os nossos produtos continuamente".