Renault revela teaser do interior do Kardian antes da estreia
Novo modelo terá o Fiat Pulse como principal rival e será lançado no fim deste mês
A Renault faz mistério com o lançamento do Kardian, novo modelo da marca francesa que entra no lugar do Stepway com uma série de vantagens e com potencial para brigar com Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e companhia. Antes do lançamento, que será na última semana deste mês de outubro, a fabricante revela uma imagem do interior da novidade.
VEJA TAMBÉM:
- O que virá depois do Renault Kardian? Confira a análise
- Renault Kardian será mesmo pareo para VW Nivus e Fiat Pulse?
Pelo o que é possível notar, o Renault Kardian vai ter um nível de sofisticação considerável e, pelo menos em certos aspectos, acima dos principais rivais. Claro que a imagem divulgada pela fabricante deve ser da versão topo de linha e nem todas que serão oferecidas terão itens como o filete de LED nas portas como luz ambiente, alavanca de câmbio do tipo "joystick", com comando eletrônico, assim como o botão do freio de estacionamento que substitui a tradicional alavanca.
Com isso, o Kardian passa a ter mais espaço entre os bancos dianteiros para porta-objetos, embora o console central seja alto. Dá para ver dois porta-copos largos e mais um espaço atrás dos comandos do ar-condicionado que deve servir para o carregador de celular por indução. Por falar em controles de climatização também fica claro que terão botões no giratórios e com mostrador digital embutido.
Mudança de estratégia
A tela da central multimídia no centro do painel parece ampla, maior da que é oferecida no SUV Duster. Além disso, o cluster pode ter instrumentos digitais, o volante multifuncional de três raios é revestido de couro e, como sempre, os principais controles do sistema de som estão embutidos na coluna de direção, algo que se tornou tradicional entre os modelos da Renault.
Tudo isso condiz com a mudança de imagem que a Renault quer transmitir para o consumidor no Brasil, onde ficou conhecida por vender produtos de origem Dacia, desde a chegada do Logan, em meados da década retrasada. Depois do sedã veio o hatch Sandero, depois do SUV Duster, mas agora a marca quer oferecer modelos mais sofisticados e de qualidade superior.
Essa mudança de estratégia não é por acaso, uma vez que o ticket médio entre os modelos vendidos no Brasil subiu bastante depois da pandemia que virou uma espécie de ponto de inflexão no mercado automotivo. O jogo está mudando bastante e, além da questão da qualidade outro aspecto importante é a eficiência energética.
Com isso, o Renaut Kardian também vai oferecer um conjunto motriz eletrificado. Pelo menos em algumas versões, o carro será um híbrido leve, que conta com um pequeno motor elétrico ligado ao virabrequim para dar um impulso ao vencer a inércia, em retomadas e outras situações, reduzindo o consumo e as emissões.
São pontos importantes nos quais a Renault aposta para ganhar participação no mercado brasileiro e melhores resultados financeiros. No acumulado de janeiro a setembro de 2023, a marca está com a sétima colocação, considerando automóveis e comerciais leves e os números divulgados pela Fenabrave. Tem 5,7% de share, atrás de Jeep (6,3%), Hyundai (8,3%), Toyota (9,1%), GM (15,4%), VW (15,6%) e Fiat (22,2%).
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter