Renault prepara segundo SUV compacto para o Brasil
Versão nacional do Captur já estaria prestes a iniciar produção, diz site. Modelo custará acima do Duster
Se muitas marcas no Brasil ainda não têm um SUV pequeno em seus portfólios, que dirá dois. Pois é o que a Renault deve conseguir em 2016. A montadora estaria prestes a iniciar a produção nacional do Captur, um ‘crossover’ de visual moderno e elegante, diz o site Argentina Autoblog, que não costuma errar em suas afirmações.
Sim, a Renault, que já atua no segmento com o Duster e agora tem também uma versão picape desse SUV, a Oroch acabando de chegar à rede. Mas a pergunta que não quer calar é “para que mais um jipinho?”.
A resposta é bastante lógica: o Duster, em que pese o porte de SUV médio e bom momento de vendas (pode até superar o EcoSport este ano), não é páreo para os principais modelos do segmento hoje, o Honda HR-V e o Jeep Renegade.
Esses dois carros, os mais importantes lançamentos de 2015, já andam emplacando quase 6 mil unidades por mês, mesmo custando acima de R$ 80 mil (mas cujo grosso das vendas está num patamar ainda mais alto).
Ou seja, essa ‘banda A’ dos jipinhos é muito mais apetitosa que a banda B, onde figuram o Eco e o Duster. Este último não tem a sofisticação e o design para atrair esse público exigente e que busca itens mais sofisticados.
Solução local
Portanto, o Captur, cujo visual se equipara ao do HR-V e do Peugeot 2008, pode ocupar esse nicho acima do Duster (embora com versões com preços semelhantes em alguns casos). Na Europa, o Captur foi bem recebido, mas lá ele deriva do Clio IV, cuja plataforma é bastante moderna e mais cara.
Aqui, a situação é outra e foi isso que fez a Renault demorar a decidir pela sua fabricação. O Captur brasileiro, que deve ser montado no Paraná, usará a mesma plataforma do Duster, em outras palavras, motores, transmissões, suspensão e alguns equipamentos. A ‘casca’ do Captur encaixará nessa mecânica mais em conta e que já está absorvida pela fábrica brasileira.
A diferença é que o novo SUV receberá um tratamento mais apurado no acabamento, com detalhes mais esmerados para justificar o preço mais alto. Por outro lado, esqueçam tração 4x4, por exemplo – o Captur é um carro para uso urbano.
Parte da evolução necessária para produzi-lo já está disponível com o Sandero R.S, versão esportiva que aderiu à direção elétrica e aos freios a disco nas quatro rodas – itens que devem ser incorporados ao novo carro.
Segundo o site argentino, o Captur brasileiro começará a ser produzido no final deste ano e chegará às concessionárias no começo de 2016. Se a informação for confirmada pela Renault, não deixa de ser uma estratégia ousada e merecedora de elogios num mercado que vive numa fase ruim.