Renault pode ter vendido fabricante da Lada para montadora chinesa
Segundo imprensa russa, conglomerado francês abriu mão de sua participação na AvtoVaz
A Renault anunciou recentemente a paralisação de suas atividades na Rússia e que estava estudando a situação da Avtovaz, montadora russa responsável pelos carros da Lada e que integra o conglomerado francês.
Na última segunda-feira, contudo, alguns sites e agências de notícias russos, entre elas a TASS, reportaram que o futuro da companhia dona da Lada pode ter sido definido.
De acordo com os veículos de imprensa, a informação extraoficial é de que o controle acionário dos franceses na Avtovaz será diluído entre um grupo automotivo chinês e o governo russo
Atualmente, o Grupo Renault detém 67,6% das ações da Avtovaz, enquanto a estatal Rostec é a dona do restante da companhia.
Nenhuma informação foi confirmada até o momento pela Renault. Dessa forma, não é possível dizer qual seria essa suposta fabricante chinesa compradora da Avtovaz e nem se o Grupo Renault ainda manteria uma participação, mesmo que mínima, na empresa.
Outra informação que não foi dada por nenhuma das partes é sobre o futuro da fábrica da Renault em Moscou. Por ora, as atividades estão suspensas por conta as sanções impostas pelos países ocidentais à Rússia após a deflagração do conflito com a Ucrânia.
Receita em queda
Paralelamente a todo esse impasse, o Grupo Renault divulgou na última sexta-feira (22) um balanço sobre a receita da Avtovaz e da subsidiária russa da Renault no primeiro trimestre de 2022.
De acordo com o documento, o resultado apontou para uma retração de 15,7% em relação ao mesmo período de 2021, com receita de quase 900 milhões de euros, sendo 527 milhões da Avtovaz e 367 milhões da Renault Rússia.