Renault Oroch vai se reinventar para encarar Montana, Toro e futuras rivais
Segunda geração da picape intermediária deverá ser lançada em 2025 e contar com evoluções profundas
Aos poucos novas informações começam a antecipar muitos detalhes sobre a aguardada renovação completa da Renault Oroch.
Apesar de não ter conquistado a mesma aceitação do ponto de vista comercial que a Fiat Toro conseguiu obter, vale ressaltar que foi a Oroch a responsável por inaugurar o segmento de picapes intermediárias, ou seja, modelos que transitam entre as compactas tradicionais, como a Fiat Strada, e modelos de médio porte, como a Toyota Hilux.
Comercializada desde 2015 e recebendo algumas melhorias pontuais em abril deste ano para a linha 2023, a Oroch deverá ser contemplada com uma segunda geração em um horizonte de médio prazo, ao que tudo indica por volta de 2025.
Segmento que tende a crescer por aqui, inclusive com a estreia de grandes apostas como a nova Chevrolet Montana a partir do ano que vem, a Renault Oroch precisará de uma evolução profunda para se manter competitiva em uma categoria que tende a ser cada vez mais desafiadora.
Para tanto, a Renault deverá investir pesado em sua unidade argentina de Santa Isabel para localizar a plataforma CMF-B na planta em questão. Com isso, não só a segunda geração da Oroch será produzida por lá, bem como os próximos veículos utilitários que a Renault planeja oferecer em nossa região.
VEJA TAMBÉM:
- Sucessora da Renault Duster Oroch estreia por volta de 2025
- Nova Oroch será fabricada na Argentina, diz ministro; Renault não confirma
A arquitetura já dá vida às novas gerações de Logan e Sandero na Europa e também será aplicada na evolução do Duster, prevista para estrear em 2024.
Logo, é natural que a Renault também desenvolva a segunda geração da Oroch em sua plataforma mais avançada para automóveis de porte compacto a médio.
Além de ganhos em rigidez torcional e qualidade dinâmica, vale ressaltar que a CMF-B é uma arquitetura já pronta para a fase de eletrificação, podendo suportar mecânicas do tipo híbrida-leve, híbrida convencional, híbrida plug-in e até mesmo 100% elétrica.
Como as regras de emissões estão se tornando mais restritivas, é inescapável que a eletrificação ganhe força segmento de picapes intermediárias. A Ford, inclusive, já tem confirmada a estreia da Maverick Hybrid no Brasil a partir de 2023.
Ainda é cedo para falarmos da parte externa da nova Oroch, porém é fato que conceitos recentes da romena Dacia, como é o caso do SUV médio Bigster, deverão ditar as regras para o estilo dos próximos carros da marca, inclusive o novo Duster.
Baseado nisso, o designer Kleber Silva imaginou como poderia ser a nova Oroch inspirada pela nova linguagem de design da Dacia.
É provável que a Renault aposte em discretos ganhos nas dimensões da picape em um esforço de melhorar a capacidade volumétrica da caçamba e também os espaço para os passageiros na cabine, dois atributos relevantes na categoria.
Quem sabe ainda a marca francesa aposte na oferta de uma configuração com tração integral para a Oroch, o que não ocorre na atual linha 2023 da picape no mercado brasileiro. Porém, a picape hoje produzida no Brasil conta com tal opção, a qual é comercializada no mercado argentino.
De qualquer forma, como é possível notar até aqui, o horizonte é animador para a próxima geração da Oroch. Vamos acompanhar de perto!