Renault Logan e outros sedãs usados a preço de geladeira Electrolux nova

Com boa procedência, esses carros entregam espaço e evitam que você entre numa 'gelada'
Renault Logan

Renault Logan | Imagem: Divulgação

Ainda que pareça difícil encontrar boas ofertas no mercado de carros usados, com o valor de uma geladeira novinha é possível comprar bons sedãs usados. Não, não é pegadinha! 

Dispondo de apenas R$ 22 mil, preço de uma Electrolux Frost Free Inverter, a lista tem modelos descontinuados, como o Renault Logan que deixou de ser fabricado em outubro de 2024. 

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Todavia, são veículos que podem oferecer um ótimo custo-benefício se forem bem escolhidos. Analise aquele que te chama mais a atenção e bons negócios! 

1- Renault Logan

Ele pode até dividir opiniões quanto ao estilo, mas em se tratando do Renault Logan da primeira geração é uma das compras mais racionais por um preço bem camarada. Por módicos R$ 22 mil, já dá para ter um Logan das primeiras unidades fabricadas, ou seja, a partir de 2007.

Ele pode ser encontrado nas versões Authentique, a mais barata, e intermediária Expression, ambas dotadas de motor 1.0 16V 77/76 cv, ou então a topo de linha Privilège, que tem propulsor 1.6 16V de 112/107 cv. Só lembre de dar preferência aos Logans equipados com ar-condicionado e direção hidráulica.

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Um dos pontos positivos mais elogiados pelos seus donos são o espaço interno e o porta-malas de até 510 litros. Porém, não traz rebatimento do banco traseiro para acesso ao compartimento. Já entre os negativos, o recordista deles está no acabamento simples e sem material fonoabsorvente adequado, o que causa vários barulhos internos.

Chevrolet Classic
Chevrolet Classic Imagem: Divulgação

2- Chevrolet Corsa Sedan

O Chevrolet Corsa Sedan apareceu no final de 1995. A primeira geração deu tão certo no Brasil que foi até 2016 - batizada de Classic - sem nenhuma mudança radical.

Inicialmente havia o motor 1.6 8V de 92 cv disponível para as versões GL e GLS, esta última podendo receber até freios ABS na lista de opcionais. Chegou a ter também versões Wind 1.0 8V (60 cv), Super 1.0 16V (68 cv), além da oferta do raro câmbio automático para a versão GL.

O primeiro Corsa Sedan trouxe inúmeras vantagens como o belíssimo acabamento aveludado que deixou saudades entre os carros da década de 1990. Mesmo sendo um sedã compacto, o porta-malas tem bom volume de 390 litros.

Entre as desvantagens, as versões 1.0 são fracas demais. O mesmo vale para as opções de 1.000 cilindradas e 16 válvulas que, além de desempenho fraco em baixa rotação, têm manutenção mais cara.

Ford Fiesta Sedan
Ford Fiesta Sedan Imagem: Carlos Guimarães

3- Ford Fiesta Sedan

Tirando o Fiesta Sedan Street mexicano que durou pouco no Brasil, entre 2002 e 2003, o da segunda geração conseguiu obter mais sucesso. Desenvolvido a partir do projeto Amazon, que deu origem ao SUV EcoSport, o sedã da Ford chegou em 2004 oferecendo três opções de motorização: Personnalité 1.0 de 66 cv, Supercharger de 95 cv e 1.6 flexível (111/105 cv).

Ainda que o acabamento deixe a desejar em relação à antiga Street, é no porta-malas de 478 litros de capacidade - 78 litros a mais comparado ao do modelo importado - que ele vence.

Das três, a 1.6 é a que tem o melhor custo-benefício, pois incorporou a tecnologia flexível de combustível, que até hoje tem dado bons frutos. Além disso, ela reúne direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros e abertura elétrica para o porta-malas.

Com sorte, é possível achar versões mais equipadas com vidros elétricos nas portas traseiras, dois air-bags, freios ABS, etc.

Volkswagen Voyage 2012
Volkswagen Voyage 2012 Imagem: Divulgação

4- Volkswagen Voyage

O Volkswagen Voyage deixou o Brasil em 1996 e só voltou em 2008, dessa vez bem mais moderno, quando passou a dividir a mesma plataforma (PQ24) com o Gol, Polo e Fox.

Uma das vantagens é o porta-malas de 480 litros. Outro ponto muito elogiado entre os donos do sedã são as peças baratas. A manutenção também é acessível e simples, sem mistérios.

As versões mais populares são a 1.0 flex VHT (Volkswagen High Torque) de até 76/72 cv. Além dessa, há a 1.6 VHT com 104/101 cv. Ambas são ligadas por uma caixa manual de cinco velocidades. Mais tarde, veio a temida automatizada transmissão I-Motion que se tornou um pesadelo entre alguns donos. Além de ineficiente nas trocas de marchas, eles reclamam da manutenção cara.

O acabamento interno de plástico também não agrada e é um grande causador dos inevitáveis barulhos.  

Fiat Siena
Fiat Siena Imagem: Divulgação

5- Fiat Siena

O Fiat Siena chegou em 1997 e um de seus atributos está nas peças acessíveis e fáceis de encontrar, já que muitas delas são cambiáveis com outros membros da família, como a perua Palio Weekend e a picape Fiat Strada e o próprio Palio hatchback.

Além desse ponto a favor, o sedã trazia o generoso porta-malas de 500 litros. Assim, ele supera o do Chevrolet Corsa Sedan (390 l) e o Ford Fiesta Sedan (478 l), mas perde para o do Logan (510 l). Fora isso, o sedã é confortável e gostoso de dirigir.  

Inicialmente, o Fiat Siena chegou na versão EL 1.6 8V (82 cv) e 1.6 16V (106 cv) e HL (só com 1.6 16V). Já a partir de 1999, surgiu o Siena 1.0 6 Marchas (61 cv) e o 1.6 8V ganhou injeção eletrônica multiponto, que lhe rendeu 92 cv. 

Estes primeiros Sienas podem ser boas escolhas por menos de R$ 22 mil, mas fuja do raro "1.0 6 Marchas" que consome muito e tem baixa aceitação no mercado. Portanto um mico!

Renault Logan

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Chevrolet Classic

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Ford Fiesta Sedan

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Fiat Siena

Fiat Siena

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.