Renault lança Fluence elétrico na Europa

Sedã junto do Kangoo estream a linha ZE da marca, que terá ainda mais dois carros até 2012

Renault Fluence ZE | Imagem: divulgação

A empreitada da Renault no mundo dos automóveis elétricos começou em dose dupla. Já estão à venda no velho continente os modelos Fluence e Kangoo parte da família ZE (Zero Emission), que custam na França o equivalente a R$ 47.520 e R$ 33.600, sem contar impostos brasileiros, mas com isenção de taxas do governo local, que estimula o comércio de carros ecológicos.

Destinados para o uso urbano, os carros possuem conjuntos de baterias de ion lítio que rendem uma autonomia de até 185 km, segundo a montadora, e o abastecimento pode ser realizado em tomadas residenciais em 8 horas.

O Fluence ZE, diferente do modelo com motor a explosão disponível no Brasil, por ser focado em eficiência pura tem desempenho mais modesto. A marca afirma que o sedã elétrico acelera do 0 aos 100 km/h em 13 segundos e atinge a velocidade máxima de 135 km/h. A versão com propulsor flex cumpre a mesma prova de arrancada em 9,9 s e alcança 200 km/h, no entanto emite poluentes, mesmo com etanol.

Já o Kangoo ZE, além de elétrico também já está uma geração acima em relação a série oferecida no mercado brasileiro e países da América do Sul. O motor da minivan desenvolve 60 cv e a carroceria pode ser adaptada para o uso familiar ou comercial, trocando os assentos traseiros por mais espaço para carga.

Mais elétricos a caminho

Caminhando para estruturar a primeira família de carros elétricos da indústria automotiva mundial, a Renault, conforme avisou no Salão de Frankfurt em setembro deste ano, lançará até o final de 2011 o exótico Twizy, que leva apenas duas pessoas.

O carrinho é a primeira proposta da marca voltada totalmente a eficiência com motorização elétrica. O motor gera 20 cv e o veículo pesa meros 450 kg, incluindo o pacote de baterias, que marca 100 kg na balança e rende ao veículo um alcance de até 100 km em vias urbanas. Seu preço, segundo a imprensa internacional, deve começar em cerca de € 7.000 (aproximadamente R$ 16.850).

O plano da fabricante também inclui o lançamento do compacto Zoe, mas esse fica somente para 2012. O modelo com motor elétrico de 80 cv já foi apresentado no formato conceitual e tem o mesmo porte do Clio, o que lhe permite transportar até quatro ocupantes.

A estratégia de carros elétricos da Renault não cobre apenas o mercado europeu. O plano da empresa é vender seus novos veículos alternativos em todos os continentes, o que inclui o Brasil na linha. Entretanto, a divisão nacional da marca ainda não estipula nenhuma previsão de chegada dos carros da linha ZE ao país, mas também não os descarta.