Renault Kwid é o carro mais econômico; SUV da Ferrari é o que mais bebe
Inmetro atualizou sua lista de eficiência energética no começo do ano; veja o ranking dos não eletrificados
Há alguns dias o Inmetro atualizou a lista de carros homologados no PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) neste início de 2024. Entre as novidades estão o consumo de Citroën C3 Aircross, Honda Accord Hybrid, Mitsubishi Eclipse Cross Rush, Renault Mégane E-Tech e Volvo EX30.
VEJA TAMBÉM:
- Etanol tem melhor custo-benefício em seis anos
- Jeito de dirigir ajuda a economizar combustível; entenda
Mas como carros eletrificados, apesar de cada vez mais populares, ainda estão longe do alcance da maioria dos consumidores, listamos os 10 carros mais econômicos da lista sem auxílio de motores elétricos. E também os mais beberrões.
A classificação da lista foi feita utilizando MJ/km (megajoules por quilômetro), que é o quanto o carro gasta de energia para se deslocar. Quanto menor este número, mais eficiente é o veículo. O critério de desempate é o consumo urbano com etanol.
Entre os mais econômicos estão carros equipados com motores 1.0 de três cilindros, começando pelo líder Renault Kwid, menos o Fiat Mobi que, por enquanto, é equipado com o veterano Fire. Apenas um deles é turbinado, o Volkswagen Polo, na sétima posição, à frente de sua versão aspirada, na décima.
Já entre os mais beberrões, esportivos e picapes dominam a lista com três modelos da RAM. O mais beberrão de todos é o Ferrari Purosangue, o SUV da marca que tem um motor V12 6.5 que entrega 725 cv e 73,1 kgfm.
Veja os 10 carros mais econômicos e os mais beberrões
Renault Kwid 1.0 - 1,36 MJ/km Cidade (etanol): 10,8 km/l Estrada (etanol): 11 km/l Cidade (gasolina): 15,3 km/l Estrada (gasolina): 15,7 km/l |
Ferrari Purosangue - 4,88 MJ/km Cidade (gasolina): 4,1 km/l Estrada(gasolina): 5,6 km/l |
Chevrolet Onix Plus 1.0 - 1,42 MJ/km Cidade (etanol): 9,3 km/l Estrada (etanol): 12 km/l Cidade (gasolina): 13,5 km/l Estrada (gasolina): 17,4 km/l |
Mercedes-AMG G63 - 4,02 MJ/km Cidade (gasolina): 5,2 km/l Estrada(gasolina): 6,2 km/l |
Chevrolet Onix 1.0 - 1,46 MJ/km Cidade (etanol): 9,3 km/l Estrada (etanol): 11,4 km/l Cidade (gasolina): 13,3 km/l Estrada (gasolina): 16,5 km/l |
RAM 1500 Classic - 3,96 MJ/km Cidade (gasolina): 5,2 km/l Estrada(gasolina): 6,4 km/l |
Peugeot 208 1.0 - 1,47 MJ/km Cidade (etanol): 9,6 km/l Estrada (etanol): 11,1 km/l Cidade (gasolina): 13,3 km/l Estrada (gasolina): 15,8 km/l |
Lamborghini Huracan - 3,82 MJ/km Cidade (gasolina): 5,3 km/l Estrada(gasolina): 6,9 km/l |
Fiat Cronos 1.0 - 1,47 MJ/km Cidade (etanol): 9,8 km/l Estrada (etanol): 11 km/l Cidade (gasolina): 13,4 km/l Estrada (gasolina: 15,6 km/l |
RAM 1500 Rebel - 3,81 MJ/km Cidade (gasolina): 5,4 km/l Estrada(gasolina): 6,8 km/l |
Renault Stepway 1.0 - 1,48 MJ/km Cidade (etanol): 10 km/l Estrada (etanol): 10,2 km/l Cidade (gasolina): 13,9 km/l Estrada (gasolina):14,7 km/l |
Porsche 911 GT3 RS - 3,76 MJ/km Cidade (gasolina): 5,4 km/l Estrada(gasolina): 6,9 km/l |
Volkswagen Polo 1.0 TSI - 1,48 MJ/km Cidade (etanol): 9,3 km/l Estrada (etanol): 10,5 km/l Cidade (gasolina): 13,5 km/l Estrada (gasolina):15 km/l |
Porsche 911 Turbo S - 3,65 MJ/km Cidade (gasolina): 5,4 km/l Estrada(gasolina): 7,6 km/l |
Fiat Mobi - 1,5 MJ/km Cidade (etanol):9,6 km/l Estrada (etanol):10,4 km/l Cidade (gasolina):13,5 km/l Estrada (gasolina): 15 km/l |
RAM 1500 - 3,65 MJ/km Cidade (gasolina): 5,5 km/l Estrada(gasolina): 7,2 km/l |
Hyundai HB20 1.0 - 1,51 MJ/km Cidade (etanol): 9,6 km/l Estrada (etanol): 10,4 km/l Cidade (gasolina): 13,5 km/l Estrada (gasolina): 14,6 km/l |
Porsche Cayman GT4 RS - 3,62 MJ/km Cidade (gasolina): 5,6 km/l Estrada(gasolina): 7,1 km/l |
Volkswagen Polo 1.0 - 1,51 MJ/km Cidade (etanol): 9,3 km/l Estrada (etanol): 10,5 km/l Cidade (gasolina): 13,5 km/l Estrada (gasolina): 15,0 km/l |
Porsche 911 Turbo - 3,57 MJ/km Cidade (gasolina): 5,5 km/l Estrada(gasolina): 7,8 km/l |