Renault Kwid: apesar de popular, ele divide opiniões; veja as principais reclamações
Proprietários apontam problemas mecânicos, no volante e queixas sobre o porta-malas
Um carro prático, econômico e com um jeitão descolado, que rapidamente se destacou no mercado brasileiro. Estamos falando do Renault Kwid.
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Lançado no Brasil em agosto de 2017 para substituir o Clio, o Kwid chegou com a promessa de ser um hatch com inspiração aventureira, apelidado de "SUV dos compactos".
O pequeno urbano da marca francesa conquistou muitos corações com seu baixo consumo de combustível, um ponto sempre bem-vindo por quem quer economizar na compra e no uso.
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E não é só isso: ele também se destaca pela praticidade para estacionar (adeus, sufoco com vagas apertadas) e pela sua pegada sustentável, especialmente nas versões mais recentes, que trazem motores mais eficientes.
Ele é uma das opções mais baratas do mercado, com preços a partir de R$ 76.090. Não é raro encontrar quem adore o Kwid, mas também há quem reclame de falhas específicas.
Como todo carro de sucesso, ele também tem seu lado polêmico. Muitos proprietários apontam problemas mecânicos, vulnerabilidade no porta-malas e reclamações sobre o volante são comuns, além de relatos sobre falhas pontuais que podem exigir manutenção frequente.
AUTOO realizou um levantamento em plataformas de defesa do consumidor e constatou que, enquanto muitos veem o Kwid como um companheiro confiável e acessível, outros enfrentam dificuldades que podem passar despercebidas durante a compra.
Reclamações dos donos de Kwid
Problemas mecânicos
Uma reclamação feita no mês passado, de um proprietário de um Renault Kwid Intense 2020 relatou uma falha intermitente na aceleração, que ocorre ao dar partida após o veículo estar frio.
Apesar de levar o carro à assistência técnica autorizada da Renault, o problema não foi identificado nos testes realizados. Os mecânicos sugeriram "esquentar" o carro por 30 segundos antes de dirigir, solução considerada inviável. O cliente continua com o problema e insatisfeito.
A Renault informou que, após o relato do cliente, o veículo foi imobilizado na concessionária para análise. A equipe técnica realizou testes em diversas condições, mas não conseguiu reproduzir a falha relatada.
O cliente foi orientado sobre a forma adequada de dar a partida no veículo e informado de que uma nova avaliação poderia ser feita caso surgissem outros problemas. A concessionária liberou o carro em plena conformidade para uso.
Réplica do consumidor: Mais uma vez, ouvi que o problema é comigo e não com o carro. Saí da manutenção com o veículo ainda falhando, e os testes foram apenas digitais, sem considerar outras possíveis causas. É absurdo sugerirem que eu esquente um carro de 2020 antes de usá-lo, em vez de buscarem uma solução real para o problema.
Outro consumidor relatou problemas mecânicos com um Renault Kwid, mencionando falhas na aceleração, principalmente ao dar partida ou dirigir em baixas marchas. Apesar de procurar assistência técnica, o problema persiste, e o cliente aponta a dificuldade em obter diagnóstico preciso, sugerindo que pode se tratar de um defeito recorrente no modelo.
Em resposta, a Renault informou ter identificado um inconveniente no pedal do acelerador e na tampa de válvulas, sendo necessária a substituição de alguns componentes. Um orçamento foi gerado, mas, para auxiliar o cliente, a montadora concedeu um bônus que permitiu a realização do reparo sem custos. O veículo foi liberado em plena conformidade após os ajustes.
Porta-malas
Consumidores relatam que o porta-malas é vulnerável e pode ser facilmente aberto com ferramentas simples, aumentando o risco de furtos ou roubos.
"Comprei um Renault Kwid em abril de 2022, e logo após, por causa da fragilidade do porta-malas, ele foi perfurado, roubaram os itens que estava lá e o alarme nem disparou. Nunca mais consegui abri-lo."
"Em 11/11/2024, o porta-malas do meu Kwid Intense 2022/2023 foi facilmente perfurado, permitindo o furto de itens como estepe e macaco. Após o conserto, que a Renault chamou de cortesia, tive o mesmo problema novamente em 18/12/2024, com um prejuízo de R$ 3.000 em pertences pessoais."
O consumidor ainda relatou que, a Renault se recusou a realizar um novo reparo, alegando que já havia concedido a cortesia. Segundo ele, o modelo apresenta fragilidade na segurança.
"Gostaria de registrar minha insatisfação com a fragilidade do sistema de fechadura do porta-malas do Renault Kwid. No dia 20/12/2024, minha irmã, proprietária recente do veículo, teve o porta-malas arrombado em poucos minutos enquanto estava estacionado."
Volante
As reclamações envolvendo o volante apontam um problema de frouxidão, aparentemente podendo se soltar.
“Meu Renault Kwid, modelo 17/18, começou a apresentar um problema crônico na direção, com o volante trepidando e risco de quebra. Preciso fazer uma viagem no próximo fim de semana, mas provavelmente não conseguirei por conta desse defeito. Sempre achei que isso fosse um mito, mas agora aconteceu comigo. Estou profundamente decepcionado com a Renault, que nunca fez um recall para resolver o problema.”
“Sou proprietário de um Renault Kwid 2018, e venho por meio deste expor uma preocupação urgente em relação a um problema recorrente com a caixa de direção do meu veículo. Tenho conhecimento de que esse modelo possui histórico de falhas na caixa de volante, incluindo casos em que o volante cai no colo do motorista, comprometendo gravemente a segurança.”
Resposta da montadora: Ratificamos as informações que já foram passadas pelo SAC, de que para a identificação do inconveniente e consequentemente o sucesso no reparo do componente, precisamos de um diagnóstico conclusivo, por isso existe a necessidade de imobilizar o carro em uma autorizada.