Renault Kiger, futuro SUV barato da marca, será estratégico em mercados emergentes
Irmão de projeto do Nissan Magnite, modelo terá propulsor eficiente sob o capô
Pode parecer, a princípio, um produto distante de nossa realidade no momento, mas o futuro Renault Kiger é um SUV que merece toda a nossa atenção por alguns motivos que vamos elencar a seguir.
O primeiro deles é que seu projeto foi concebido na Índia e ele está inserido na mesma família que deu origem ao compacto Kwid e à minivan Triber. Em comum, esses modelos foram pensados tendo como premissa o baixo custo, em grande parte focados a países emergentes como é o nosso caso.
Em segundo lugar, o Renault Kiger é praticamente um irmão do Nissan Magnite, SUV pequeno de mesma proposta que o Kiger e recentemente revelado, adivinhem só, na Índia. Ganham cada vez mais força os rumores de que o Nissan Magnite será nacionalizado em breve, ocupando o lugar na linha de montagem da Nissan em Resende (RJ) deixado pelo March.
Por fim, ainda na lista de razões pelas quais o Kiger é um modelo que vale a pena ficarmos de olho, está na recente re-estruturação da Aliança Renault-Nissan ao redor do mundo. As fabricantes que integram a parceria empresarial passarão a destinar uma atenção cada vez maior aos utilitários esportivos aqui no Brasil e é inegável que um SUV com a proposta do Kiger reúne todas as condições para ser bem aceito em nosso país.
A notícia mais recente envolvendo o Kiger foi publicada nesta segunda (2) pelo Autocar India e sinaliza a relevância do futuro modelo por lá.
Sob o capô do Kiger será oferecida como opção um novo motor 1.0 turbo (HR10) dentro da gama Renault produzida por lá. Nem tão inédito assim em uma perspectiva global, ele é o mesmo 1.0 com 3 cilindros sobrealimentado que já figura em modelos como o Renault Duster europeu e ele também será aplicado no Nissan Magnite. A previsão era que, dentro do portfólio indiano da Renault, o motor em questão fosse aplicado inicialmente na minivan 7 lugares Triber, contudo a Renault decidiu rever sua estratégia para reforçar a importância do Kiger.
Conferindo ainda mais destaque ao SUV pequeno, caberá a ele ser o primeiro Renault no país asiático a contar com o 1.0 tricilíndrico sob o capô. De acordo com o Autocar India, a Renault preferiu, por uma decisão de marketing, lançar o motor novo no país em um carro até então inédito, dessa forma ampliando a relevância da estreia, ao invés de aplicar o propulsor mais sofisticado em um carro já à venda como é o caso do Triber.
A nova unidade de potência deverá entregar um pouco mais de 95 cv e trabalhar em conjunto com uma transmissão automática CVT.
A previsão é que o Renault Kiger será completamente revelado em 2021, quando teremos as primeiras informações oficiais do modelo e saberemos se existe ou não alguma possibilidade concreta dele chegar ao mercado brasileiro. Vamos acompanhar.