Renault Kiger: indianos avaliam o SUV do Kwid

Inédito SUV pequeno estreou no país e tirou elogios da imprensa local, que o chamou de 'mini-Duster'
Renault Kiger 2021

Renault Kiger 2021 | Imagem: Divulgação

Depois de muita antecipação, a Renault iniciou as vendas do Kiger na semana passada para o mercado indiano. O modelo compartilha a plataforma CMF-A+ da marca com o Nissan Magnite e surpreendeu por lá por seus preços, que partem 545.000 rúpias, ou cerca de R$ 41 mil na conversão direta da moeda.

Apesar do pouco tempo de mercado, o modelo já acumulou mais de 32.000 pedidos na Índia e se tornou o SUV mais acessível daquele país. Com isso, aguçou a curiosidade da imprensa local. Um dos veículos que já andou no Renault Kiger foi o Autocar India, que avaliou a versão topo de linha RXZ turbo manual, de 855.000 rúpias (R$ 64,4 mil).

O que o Renault Kiger traz?

O novo SUV subcompacto da marca na Índia usa uma variante alongada da plataforma do Kwid. Nas medidas, tem 3,99 m de comprimento, 1,75 m de largura e 2,50 m de entre-eixos. Seu porta-malas é generoso, com 405 litros de capacidade. Para honrar um pouco sua denominação de utilitário esportivo compacto, oferece 205 mm de altura em relação ao solo.

Renault Kiger 2021
Renault Kiger 2021
Imagem: Divulgação

Em termos de mecânica, o Renault Kiger oferece sempre um motor 1.0 de três cilindros. Ele pode ser aspirado, entregando 72 cv de potência e 9,7 kgfm de torque, ou turbinado, com 100 cv e 16,2 kgfm. As opções de câmbio são manual de cinco marchas, automatizado com o mesmo número de relações e automático CVT. A caixa automática será oferecida apenas com o motor turbo. 

O novo Renault Kiger pode receber uma série de equipamentos que são mais facilmente encontrados em modelos mais caros. Na versão RXZ topo de linha, o SUV traz chave presencial, sistema de som aprimorado, luz ambiente, faróis e lanternas de LED, painel de instrumentos digital, porta-luvas refrigerado e rebatimento elétrico dos retrovisores externos. Sua central multimídia tem tela de 8 polegadas e compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play sem fios.

O que acharam do Renault Kiger?

Renault Kiger 2021
Renault Kiger 2021
Imagem: Divulgação

Logo ao se dar a partida, o Autocar India relatou que o propulsor 1.0 é bastante silencioso, mas não é perfeito. Ele passa trepidações perceptíveis no volante e na alavanca de câmbio. No entanto, seu desempenho foi descrito como satisfatório. Sua entrega de força também foi bem linear, mantendo o ritmo entre 1.700 rpm e 5.000 rpm. Os quatro modos de condução (Eco, Sport, Normal e Neve) também foram elogiados.

Outro elemento que surpreendeu foi o acerto do conjunto de suspensão do Renault Kiger. De acordo com a publicação, ele foi capaz de controlar bem os movimentos da carroceria, evitando maiores movimentações do carro nas mudanças de direção. Enquanto a qualidade do rodar se mostrou um tanto firme, foi dito que não era cansativa e os indianos afirmaram que o pequeno SUV se comporta mais como um “mini-Duster”.

O que mais impressionou, porém, foi o visual. Enquanto os rivais como Hyundai Venue, optaram por um caminho mais tradicional, com linhas retas e quadradas, a Renault deu contornos mais interessantes ao Kiger. São elementos como a coluna C inclinada e grande grade com barras horizontais cromadas, que dão uma impressão de que o carro é mais largo.

Renault Kiger 2021
Renault Kiger 2021
Imagem: Divulgação

Por dentro, os indianos se disseram impressionados com o visual mais inspirado da cabine, trazendo elementos que trazem um visual mais premium, como insertos cromados em volta dos botões. O espaço também foi elogiado, mesmo no banco traseiro. O que não escapou sem críticas, porém, foi o acabamento. De acordo com a publicação, há um uso expressivo de plásticos e alguns elementos parecem baratos, como o parasol, por exemplo.

Na conclusão, o Autocar India diz que, o que o cliente adquire com um Renault Kiger é um SUV pequeno confortável, bom de dirigir, agradável ao olhar e bem equipado pelo preço. Foi levantado que o modelo deixa de lado itens como teto solar ou controle de cruzeiro, mas a novidade traz uma forte proposta de valor.

Renault Kiger 2021
Renault Kiger 2021
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva