Renault Kardian quer incomodar Fiat Pulse e salvar a marca no Brasil

SUV compacto chega com bom potencial de vendas para tentar recuperar os tempos áureos da Renault
Renault Kardian 2025

Renault Kardian 2025 | Imagem: Divulgação

Já há algum tempo a Renault não é protagonista no mercado brasileiro. Sandero e Logan, que já disputaram lugares altos no ranking de vendas, estão quase esquecidos. Duster e Oroch estão longe de ser os primeiros em suas categorias. Cabe ao Kwid, muito graças às vendas diretas, vender 9.142 das 17.346 unidades emplacadas da marca neste ano, ou seja, quase 53% de seu mercado nas mãos de um carro só.

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Mas o Kardian quer mudar isso. Ele chega no segmento queridinho dos consumidores, o de SUVs compactos entre R$ 110 mil e R$ 130 mil. E desembarca nas lojas elevando o nível da categoria com um visual moderno e o motor 1.0 entre os mais fortes à venda no Brasil acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem que tem a missão de desmistificar esse tipo de transmissão.

Renault Kardian 2025
Renault Kardian vem com lanternas fumês tridimensionais e rodas com desenho caprichado
Imagem: Divulgação

Tarefa pesada para o carro que estreia a plataforma RGMP que servirá de base para os futuros produtos da Renault no Brasil. Ela é a mesma da terceira geração do Dacia Sandero europeu e do Clio. A engenharia brasileira refez o desenho da frente para ficar mais alta e da traseira, da mesma forma que a Fiat criou o rival Pulse em cima do Argo.

Preços

Mas o Renault tem algumas vantagens. A começar pelos preços entre R$ 112.790 e R$ 132.790, ou seja, R$ 6.200 a menos que a versão turbo automática mais barata do Pulse, e R$ 19.600 a menos do que o Volkswagen Nivus mais barato. 

Passa para R$ 122.990 na Techno, intermediária, e chega a R$ 132.790 na Premiere Edition, série de lançamento que, apesar do nome, será uma versão fixa no catálogo, segundo a Renault.

  • Renault Kardian Evolution - R$ 112.790
  • Renault Kardian Techno - R$ 122.990
  • Renault Kardian Premiere Edition - R$ 132.790

Em dimensões, o Kardian leva vantagem de 1 cm no comprimento sobre o Pulse, com 4,11 m ante 4,10, mas é mais curto do que os 4,26 m do Nivus. O destaque do Renault é a distância entre eixos, com seus generosos 2,60 m, ou seja, tem o maior espaço interno da categoria.. Será a maior do segmento, contra 2,53 m do Pule e 2,57 m do Nivus.

Renault Kardian 2025
Renault Kardian 2025 conta com alavanca de câmbio do tipo joystick e aspecto sofisticado
Imagem: Divulgação

O Renault leva a melhor novamente contra o Fiat no tamanho do porta-malas. São 358 litros de capacidade em VDA (blocos de isopor). Medindo em litros de água, que é o divulgado pela Stellantis, temos 410 litros para o Kardian contra 370 litros do Pulse. O Nivus tem o maior bagageiro de todos: 415 litros em VDA, mas não revela dados em outra medição.

Vale lembrar que o Nivus fica uma categoria acima em termos de preço. O rival do Pulse ainda está por vir e será o SUV compacto que a Volkswagen vai fabricar em Taubaté e que já até teve o nome “Novo Gol” cogitado, mas logo descartado.

Motorização

O Renault Kardian estreia o novo motor 1.0 três-cilindros turbo flex da família TCe. Terá até 125 cv de potência, abaixo dos 130 cv do Pulse, mas com 22,4 kgfm de torque com etanol, acima dos 20,4 kgfm do Fiat. 

O câmbio é um automatizado de dupla embreagem com seis marchas. É a volta de uma marca generalista com esse tipo de transmissão após tentativas problemáticas, principalmente o Powershift, da Ford. Até por isso a Renault enfatiza que as embreagens são banhadas a óleo, diferente dos com fama ruim com acoplamento a seco. 

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Renault Kardian 2025
Renault Kardian 2025 vem com porta-malas de 358 litros, suficiente para bagagem de 5 ocupantes
Imagem: Divulgação

Equipamentos

  • Evolution: seis airbags, piloto automático, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8”, ar-condicionado digital com comandos automáticos e rodas de 16” com calotas que imitam roda de liga-leve.
  • Techno: acrescenta freio de mão eletrônico, rodas de liga-leve de 17”, chave presencial com partida remota, frenagem de emergência, alerta de colisão frontal e portas USB-C no banco traseiro.
  • Première Edition: acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, câmeras que dão visão de 360º, carregador por indução, grade frontal em preto brilhante, luzes de ambiente internas.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023