Renault Kardian Evolution com câmbio manual anda bem e gasta pouco
Crossover ganha apelo com versão mais simples, que atrai pela boa relação entre custo e benefício
Logo que a Renault lançou o Kardian, em março, a expectativa da fabricante com o carro era grande, já que simbolizou uma mudança de estratégia e o início de uma nova era da marca no mercado sul-americano. Mas ainda faltava um impulso para o crossover rival de Fiat Pulse, Volkswagen Tera e companhia ganhar apelo no mercado, com maior volume de vendas.
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Pois bem, a nova versão Evolution do Kardian, com câmbio manual (R$ 106.990), parece que veio com essa missão. Durante a nossa avaliação, o Kardian mais em conta da linha surpreendeu tanto bom desempenho quanto pela economia de combustível. E ainda lembrou um pouco os bons tempos do Sandero RS, com uma caixa de seis marchas bem escalonada e de engates sempre fáceis e precisos.
Claro que os tempos mudaram e agora a bola da vez está com os crossovers eficientes, e não mais com hatches esportivos. Então, saem de cena os pneus de perfil baixo do RS e entram os borrachudos 205/60R 16 do Kardian Evolution. E o motor 2.0 acertado com aval da Renault Sport (divisão de competição da marca francesa) deu lugar ao competente 1.0 turboflex, que gera 125 cv e bons 22,4 kgfm a meros 2.250 rpm, dando ótima agilidade no dia a dia.
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Mas esqueceram de incluir um contagiros que mostre as rotações de acordo. Há somente uma pequena barra digital que achei dispensável. Melhor configurar o cluster com o velocímetro maior, o que é possível fazer usando um botão no volante. Aliás, é a única configuração possível nesta versão mais em conta do Kardian.
Interior simples, mas agradável
De qualquer forma, pode acelerar que o carro faz ultrapassagens com segurança e acelera bem nas saídas de semáforo, facilitando as manobras no trânsito quando é preciso ter agilidade. Também gostei da posição de drigir e da lista de equipamentos de série, o que inclui ar-condicionado digital, volante multifuncional, central multimídia com espelhamento do celular e com indicador de temperatura externa, entre outros itens.
Em situações bem específicas, como em saídas de valetas com um leve aclive, se a rotação do motor estiver baixa e você sair em segunda marcha, pode ser que o sistema start-stop faça o motor morrer de repente. Por isso, como o carro se mostrou econômico mesmo com esse recurso, resolvi desligá-lo para evitar esse problema.
Falando em economia de combustível, de acordo com o Inmetro, com gasolina, o Kardian Evolution com câmbio manual, é capaz de fazer 12,3 km/l na cidade e 14 km/h na estrada, números que passam para 8,4 km/l e 9,7 km/l com etanol, respectivamente.
Como se trata de um crossover, outro ponto que chamou atenção foi a boa capacidade de passar por obstáculos pelo caminho com valentia, além de absorver bem as irregularidades do piso mantendo conforto a bordo e sem causar solavancos.
Na hora de viajar, o porta-malas tem espaço razoável (358 litros) e até uns ganchos de amarração, embora um pouco frágeis. Na tampa traseira vai uma dicreta câmera de ré no meio do novo logo da Renault e as lanternas fumês são as mesmas da versão topo de linha. Bom também é que as calotas são de boa qualidade, dando a impressão de serem rodas de liga-leve.
Por dentro, não há saída de ar para quem vai sentado no banco traseiro, nem entradas USB, apenas um pequeno porta-objetos. Mesmo assim, existem alguns detalhes elogiáveis, como o aplique de plástico preto brilhante no painel e revestimento simples, mas de bom gosto nos bancos.
Veredicto
Com a nova versão Evolution com câmbio manual do Renault Kardian o modelo ganha impulso para deslanchar no mercado de crossovers, que vai se tornar cada vez mais disputado com novos integrantes.
Boa relação entre custo e benefício, bom desempenho e economia de combustível são os três pilares que o modelo da marca francesa mostrou ter para enfrentar os concorrentes. A briga vai ser boa e o modelo avaliado está bem na foto.