Renault Kardian e outros vêm ai: crossovers serão os novos hatches compactos?

Além do modelo da marca francesa, GM, Volkswagen e Stellantis preparam novidades para os próximos anos
Renault Kardian 2024

Renault Kardian 2024 | Imagem: Divulgação

A onda dos SUVs já acabou com os hatches médios no Brasil, exterminou as peruas e respingou nas picapes, que passaram a incorporar características de utilitários esportivos. Agora, isso passa a acontecer com os hatches compactos, pelo menos os com maior maior agregado, que estão se tornando crossovers, como o Renault Kardian e outros rivais que estão no forno. 

VEJA TAMBÉM:

A participação dos SUVs no mercado brasileiro não para de crescer. Segundo os dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), em 2022 ficou em 43,9%, patamar que subiu para 45,5% em 2023. De olho nessa tendência de "suvização" que reflete o que os clientes realmente buscam nas lojas, além de margens de lucro maiores, as fabricantes estão apostando em hatches compactos com jeito de SUVs.

Um deles é o Renault Kardian, que começa a ser vendido em março. O carro representa uma mudança na estratégia da fabricante no Brasil, onde vai passar a se concentrar em modelos mais premium. Já vi de perto o modelo, na apresentação que foi feita no Rio de Janeiro e ficou claro que a diferença para o Stepway é bem grande. O projeto do Kardian é mais refinado, prevê versões híbridas leves e eficientes em vários aspectos. 

Seguindo os passos do Kardian

Chevrolet Onix Activ
Chevrolet Onix Activ da nova geração será um crossover abaixo do Tracker para brigar com o Kardian
Imagem: Projeção Kleber Silva

E me parece que o caminho que a Renault está trilhando no Brasil será o mesmo que Stellantis, Volkswagen,GM e outras vão seguir nos próximos anos. Além da questão da influência dos SUVs há também outro fator, ligado ao grande aumento do ticket médio dos carros novos no país. Conforme levantamento da consultoria Jato Dynamics, esse índice passou de R$ 130.851 em 2022 para R$ 140.134 em 2023. 

Portanto, é evidente que o perfil de quem pode comprar um carro novo hoje em dia no Brasil mudou bastante de uns anos para cá. Atualmente, são pessoas com renda alta e que na maioria das vezes não dependem de financiamento, ainda mais com as taxas de juros ainda elevadas praticadas nos últimos meses. 

A moral da história é que vão começar a sair de cena os simples e tradicionais hatches compactos e vão entrar os crossovers, com uma pitada do jeito e da sofisticação dos SUVs. Além do Kardian, você pode esperar pelo o que deverá se chamar Onix Activ  da nova geração, com estilo arrojado e apelo aventureiro, entre outros fatores como o vão livre do solo mais alto que o do Onix.

A Volkswagen também vai preparar seu crossover para esse novo perfil de comprador mais endinheirado. Esqueça o popular Gol, nome que poderá ou não voltar a ser usado pela fabricante. O novo modelo será uma combinação de SUV com hatch compacto e será híbrido flex, seguindo os mesmos passos do Kardian. 

Projeção antecipa como deverá ficar a versão crossover do novo Gol, modelo que será fabricado em Taubaté (SP)
Projeção antecipa como deverá ficar a versão crossover do novo Gol, que será fabricado em Taubaté (SP)
Imagem: Projeção Kleber Silva

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise