Renault Kardian: conheça a versão "baratinha" com calotas do SUV

Em primeiro mês de vendas, modelo ainda está longe dos rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus
Renault Kardian 2025

Renault Kardian 2025 | Imagem: Reprodução

O Renault Kardian chegou há um mês em três versões. Como é de costume das montadoras, apenas a versão top de linha teve suas fotos divulgadas e disponibilizada para testes. Mas o SUV compacto começa na versão Evolution, a mais barata de todas, que custa R$ 112.790.

> Fique por dentro de tudo através do nosso canal do WhatsApp

Em relação às opções mais caras —ainda tem a Techno de R$ 122.990 e a Première Edition de R$ 132.790—, perde itens como freio de mão elétrico, rodas de liga leve, chave presencial, frenagem de emergência e portas USB no banco traseiro. Se comparada à top de linha, ainda vem sem piloto automático adaptativo.

Então olhando por fora o que primeiro chama a atenção são as calotas, mas mais porque elas se parecem muito com rodas de liga leve de 16 polegadas. Este recurso a Renault já usava no Stepway e outras marcas, como a Chevrolet, também adotaram em seus modelos mais baratos.

Renault Kardian 2025
Renault Kardian Evolution perde o volante em duas cores e o console central alto
Imagem: Reprodução

Além disso, o rack de teto é todo preto, assim como a base dos para-choques, e não há o sensor aparente na grade inferior pela falta da frenagem de emergência.

Por dentro, a faixa de tecido no painel é cinza e o volante não é bicolor como nas versões mais caras e sim todo preto. O seletor de marcha segue no formato de joystick, mas o Kardian Evolution perde o console central alto para receber a alavanca de freio de mão, que nas demais tem acionamento elétrico.

Renault Kardian 2025
Renault Kardian Evolution; alavanca de freio de mão e sem porta-USB atrás
Imagem: Reprodução

A versão “baratinha”, no entanto, já vem com seis airbags, piloto automático, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8” e ar-condicionado digital com comandos automáticos.

Também mantém o motor 1.0 turbo de três cilindros de 12V de 125 cv e 22,4 kgfm de torque. A transmissão é sempre automatizada de dupla embreagem com seis marchas.

Equipamentos

  • Evolution: seis airbags, piloto automático, painel digital com tela de 7”, central multimídia com tela de 8”, ar-condicionado digital com comandos automáticos e rodas de 16” com calotas que imitam roda de liga-leve.
  • Techno: acrescenta freio de mão eletrônico, rodas de liga-leve de 17”, chave presencial com partida remota, frenagem de emergência, alerta de colisão frontal e portas USB-C no banco traseiro.
  • Première Edition: acrescenta controle de cruzeiro adaptativo, câmeras que dão visão de 360º, carregador por indução, grade frontal em preto brilhante, luzes de ambiente internas.

Atrás nas vendas

A primeiro mês de vendas do Renault Kardian ainda não fez o SUV incomodar os rivais. Até na última sexta-feira (19), foram registradas apenas 609 unidades do compacto no Renavam.

Quem lidera na categoria é o Volkswagen Nivus, que teve 3.272 emplacamentos neste mês contra 2.166 do Fiat Pulse.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023