Renault ''está trabalhando na renovação da Oroch'', revela executivo
Picape compacta-média derivada do Duster até o momento não recebeu as mesmas evoluções do SUV
Desde a estreia do novo Renault Duster aqui no Brasil no começo do ano passado, uma das perguntas óbvias que surgiram na época era sobre a aplicação do pacote de melhorias do SUV também em sua picape compacta-média derivada, no caso a Duster Oroch.
Os principais executivos da marca ouvidos pelo AUTOO à época foram taxativos em afirmar que a picape não tinha uma perspectiva de ser aprimorada tão cedo, em especial pelo fato de um veículo comercial seguir um ritmo próprio de atualização, muitas vezes mais espaçado em relação a um carro de passeio ou um SUV compacto.
Mas isso não significa que a Renault deixou de lado a picape, modelo que inaugurou a categoria no país em 2015, lançada alguns meses antes da Fiat Toro. Com um porte maior, opção de motor diesel e sistema de tração 4x4 para algumas versões, a representante da marca italiana conseguiu se destacar no segmento e hoje figura entre os comerciais leves mais vendidos no Brasil. A Oroch, por sua vez, mudou seu foco de atuação para tentar melhorar seus números de emplacamentos e hoje mira em consumidores que precisam de um veículo para trabalho.
Em entrevista ao Argentina Autoblog, Pablo Sibilla, principal executivo da Renault no país vizinho, revelou que a fabricante “está trabalhando em uma renovação da Oroch”, porém ainda sem nada concreto para anunciar no momento sobre o projeto. Ainda em sua fala, Sibilla transparece que qualquer atualização da picape deverá demorar para chegar ao mercado.
Atualmente, aqui no Brasil, a Renault é oferecida em três opções de catálogo (Express, Expression e Dynamique) podendo receber os motores 1.6 16V e 2.0 16V dependendo da versão, além das opções de câmbio manual de 5 marchas associado ao propulsor 1.6, manual de 6 velocidades ligado ao motor 2.0 16V e automático com 4 marchas unicamente na versão Dynamique. O modelo oferece apenas tração dianteira e o preço da picape alcança R$ 108.300 em sua versão topo de linha automática.
É fato que falta para a Oroch um leque de propulsores mais eficientes, bem como alguma opção de tração integral, recurso valorizado por uma boa parte dos consumidores de picapes. A Renault deverá colocar no mercado neste ano seu aguardado motor 1.3 turbo com injeção direta inicialmente no Captur, opção que cairia muito bem na picape. Vamos acompanhar.