Renault e Citroën trabalham em projetos de SUVs inéditos na Europa

Marcas francesas estudam atuar em nichos específicos do mercado
Acima detalhe do Renault Captur 2022 atualmente comercializado na Europa

Acima detalhe do Renault Captur 2022 atualmente comercializado na Europa | Imagem: Divulgação

A imprensa especializada francesa trouxe nos últimos dias informações interessantes sobre novidades que tanto a Renault quanto a Citroën estudam para ampliar suas respectivas participações no segmento de SUVs. 

Apesar das apurações citarem projetos específicos para o mercado europeu, considerando o alcance global da indústria automotiva, é sempre bom ficarmos atentos em tudo o que as fabricantes estão preparando.

No caso da Renault, a empresa trabalha no facelift da segunda geração do Captur, lançada no Velho Continente em 2019. 

Importante citar que o Captur oferecido por lá é um modelo bem mais sofisticado do que o SUV produzido aqui, o qual ainda é baseado na primeira geração do modelo e conta com uma plataforma simplificada em relação ao Captur vendido na Europa. 

O facelift do SUV deverá ser apresentado em 2023, trazendo como um dos destaques o motor 1.2 TCe, que será lançado no Renault Austral

O que chama a atenção nos planos da marca, entretanto, fica por conta da possibilidade da Renault trabalhar em um derivado inédito do Captur, que contará com a silhueta cupê. 

De acordo com as apurações, a ideia é que o “Captur cupê” deverá ter algo em torno de 4,35 m de comprimento, portanto pouco maior do que o SUV convencional (4,23 m). Além disso, caberia ao produto inédito servir como uma alternativa compacta em relação ao Arkana, SUV cupê já comercializado pela Renault na Europa, mas que tem atua em uma segmentação de mercado superior, tendo mais de 4,50 m de comprimento. 

Citroën 

Também tendo como premissa o preenchimento de lacunas em sua gama atual, a Citroën pode investir em um produto que fique posicionado entre o C3 Aircross (4,15 m) e o C5 Aircross (4,51 m). 

A novidade poderá ser chamada de C4 Aircross ou até SportCross, relatam alguns veículos da imprensa especializada francesa. 

Vale ressaltar que a nova geração do C4 europeu é classificada pela própria Citroën como um "hatchback compacto", portanto ele não foi sequer projetado para atender quem deseja um crossover propriamente dito.  

Logo, caberia ao inédito C4 Aircross (ou SportCross) adotar uma carroceria mais robusta, focada em quem deseja um modelo de tamanho intermediário. 

A novidade da Citroën poderá ser lançada por volta do fim deste ano e deverá tomar como base a arquitetura CMP, aplicada em modelos como o Peugeot 2008, Opel Mokka, entre outros com proposta equivalente ao que é cogitada para o SUV francês. 

Certamente, tanto no caso da Renault quanto da Citroën, são iniciativas que valem a pena acompanharmos de perto!

Acima a geração mais recente do Citroën C4: classificado como um hatch pela marca
Acima a geração mais recente do Citroën C4: classificado como um hatch pela marca
Imagem: Divulgação

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis