Renault se ''descola'' das demais marcas francesas no mercado de usados
Estudo mostra que a montadora foi a que obteve o maior índice médio, enquanto que a Citroën perdeu valor no mesmo período
Um levantamento inédito feito pela Mobiauto analisou os preços dos principais carros e comerciais leves 0 km de Renault, Peugeot e Citroën de janeiro a março de 2021, e comparou com os valores desses mesmos modelos no 1º trimestre de 2022.
Entre as três marcas, a Renault foi a que obteve a maior média de valorização, com índice de 5,65%. Considerando os 10 veículos mais valorizados no período considerado, nove foram da marca francesa. No entanto, o único modelo que não era da Renault foi justamente o modelo com a maior valorização do período.
O Peugeot 208 Active 1.6 foi o líder neste aspecto. Em março de 2021, a versão era vendida por R$ 71.530. Atualmente, esse mesmo modelo seminovo vale R$ 86.184, um aumento de 20,49%. De volta às marcas, a Peugeot obteve valorização média de 3,15%, enquanto que a Citroën foi a única a perder valor, com redução de 2,51%.
No entanto, por mais que a versão Active do 208 tenha sido a líder da pesquisa, o hatch da Peugeot ficou apenas com o quarto lugar no ranking que considera a média de todas as versões. Isso porque as demais configurações não conseguiram a mesma valorização, o que diminui a média.
Nesse outro ranking, o líder foi o Renault Master, com valorização de 17,24%. O Renault Kwid, com 16,60%, e o Renault Duster, com 9,11%, fecham o pódio dos veículos que mais valorizaram.
“Não há como negar o descolamento de imagem da Renault de suas duas compatriotas. Composto por uma linha plural, que vai desde o hatch de entrada até o furgão de carga, passando por hatches, sedãs, SUVs e picape, o line-up da marca foi estabelecida para brigar com as maiores montadoras do país. Por isso acaba havendo essa homogeneidade nos índices, em que somente um modelo, o Stepway, acaba ficando bem abaixo dos demais”, analisa Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
Outro ponto interessante é que a empresa responsável pela pesquisa também avaliou a quantidade de cliques nos anúncios dos modelos das três marcas, o que, nas palavras da Mobiauto, "atesta o efetivo interesse de eventuais compradores". Segundo esse recorte da estudo, "os modelos Renault também lideraram a pesquisa, com 91,63% de todos os cliques em anúncios das marcas francesas. A Peugeot suscita somente 6,24% do interesse de possíveis compradores. Já a Citroën somente 2,13%".
Top 20
Na tabela abaixo, veja quais foram os 20 modelos melhores colocados no ranking que contempla também as versões. Dessa forma, é possível ter um panorama mais completo sobre quais foram os modelos com maior valorização e suas respectivas versões.