Renault Duster será lançado em 2011 no Brasil
Uma espécie de EcoSport baseado no sedã Logan, o novo modelo terá versões com tração dianteira e 4x4
Enfim, o EcoSport terá um rival à sua altura. Até hoje, tivemos apenas adaptações de modelos para tentar tirar vantagem da presença única do jipinho de sucesso da Ford. A Renault apresentou nesta terça-feira, 8, o Duster, que, como o EcoSport, é baseado num compacto, a dupla Logan/Sandero.
O modelo já havia vazado anteriormente e teve suas formas antecipadas no Duster de competição no gelo, mas agora pudemos conferir como serão suas formas finais. Frente parruda, grandes para-lamas para reforçar o caráter robusto e os apetrechos normais de versões off-road light como estribos e protetores dos para-choques. Na traseira, o Duster mostra uma certa influência da Nissan e seu X-Terra – a marca japonesa é parceira da Renault.
A montadora não divulgou ainda imagens do interior do Duster, mas revelou que o modelo será fabricado no Brasil em 2010 para lançamento em 2011. Aqui, claro, terá a logomarca da Renault, assim como o Logan e o Sandero.
E, para reforçar a competição com o EcoSport, também o Duster terá versões com tração dianteira e 4x4, esta como modo automático. Na Europa, onde chega em abril do ano que vem, o modelo terá motor 1.6 16V a gasolina e diesel do mesmo volume.
Suas medidas são um pouco maiores que a do rival da Ford: comprimento de 4,31 m (4,23 m), largura de 1,82 m (1,73 m) e porta-malas de 475 litros, aí bem superior ao brasileiro que só leva 281 litros. A altura do solo, importante nesse tipo de veículo, é praticamente a mesma – cerca de 20 cm. Já o peso é menor, apesar do volume maior da carroceria, 1 180 kg na versão 4x2 e 1 280 kg na 4x4. O Eco pesa entre 1 170 kg e 1 390 kg.
Talvez a Renault tenha demorado muito para criar um modelo capaz de enfrentar o EcoSport de igual para igual – as outras marcas nem isso fizeram, é verdade. O problema é que a nova geração do Ford deverá chegar ao mercado na mesma época, talvez um pouco mais tarde, e trará um visual mais em linha com os novos crossovers do mercado. Até lá, o Duster pode ficar com cara de carro da década passada.