Renault trabalha em SUV 7 lugares rival de VW Tiguan Allspace e Peugeot 5008
Futuro produto, ao que tudo indica, poderá ocupar o lugar do monovolume Espace
Modelo que se tornou uma referência no universo das minivans em escala global, o Renault Espace é mais um monovolume que deverá ter que passar por uma revisão em sua proposta para se manter vivo nos mercados onde atua.
Vale lembrar que o Renault Espace surgiu na Europa em 1984 e já soma cinco gerações desde então figurando como uma excelente opção de carro familiar.
A presente geração do Espace foi lançada em 2014, recebendo uma atualização visual em 2020.
Agora um flagra recente envolvendo a Renault emite sinais de que a marca francesa pode trabalhar em um SUV derivado do Austral com capacidade para 7 passageiros.
De acordo com as apurações da mídia especializada local, ainda não se sabe se o futuro modelo vai preservar o nome Espace ou adotará a designação Austral Espace, por exemplo, mantendo viva a referência ao atual monovolume da marca.
Já concebido sobre a plataforma CMF-CD, é plenamente viável que o projeto do Austral suporte também um SUV derivado 7 lugares, inclusive com suporte aos conjuntos mecânicos eletrificados presentes no modelo com duas fileiras de assentos.
O inédito SUV 7 lugares da Renault também acrescentaria ao portfólio da marca um rival para modelos como o VW Tiguan Allspace e o Peugeot 5008, ambos já comercializados no Brasil, porém atualmente com a importação suspensa.
Considerando que a quinta geração do Renault Espace deverá ser descontinuada até o fim deste ano na Europa, é provável que o caminho da fabricante para substituir a minivan será conhecido em breve.
Levando em conta a nova estratégia da Renault de investir em produtos mais lucrativos no Brasil, é fato que um veículo com a proposta de um SUV 7 lugares faria bastante sentido por aqui.
Resta saber se, importado, o futuro modelo chegaria com valor competitivo para enfrentar Jeep Commander, CAOA Chery Tiggo 8, entre outros rivais.