Não agradou: SUV Captur dá adeus ao Brasil discretamente

Depois de mais de 6 anos e pouco mais de 90 mil unidades vendidas, modelo da Renault deixa de ser feito no país para dar lugar ao Kardian
Renault Captur 2022

Renault Captur 2022 | Imagem: Divulgação

Como não poderia deixar de ser, a Renault foi discreta ao encerrar a produção do SUV Captur no Brasil. O modelo já estava com os dias contados no país, mas com a pré-apresentação do novo SUV Kardian, cuja produção começa em janeiro, a marca francesa acabou confirmando que o modelo lançado em 2017 não vai mais sair da linha de montagem em São José dos Pinhais (PR).

VEJA TAMBÉM:

Em comunicado oficial, a Renault diz que o Captur sofreu impactos pela falta de componentes e teve seu ciclo de produção encerrado no Brasil. O modelo recebeu o eficiente motor 1,3 turboflex em 2021, desenvolvido  em conjunto com a Mercedes-Benz, nas isso não foi suficiente para aumentar as vendas.

No ano passado, conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Renault Captur teve 3.007 unidades vendidas, ocupando o 25º lugar entre os SUVs, ficando  atrás do Chevrolet Trailblazer (3.208) e na frente do Hyundai Tucson (2.239).

De janeiro até setembro deste ano, o utilitário teve apenas 304 unidades vendidas, quase na lanterna do ranking, na frente somente do híbrido Kia Niro (195). Desde seu lançamento, o Captur acumulou pouco mais de 90 mil unidaes emplacadas - nesse período, o Duster teve quase 147 mil vendas.

Renault Captur 2022
Renault Captur soffreu com a falta de componentes vindos da Rússia, onde nasceu como Kaptur, com K
Imagem: Divulgação

O Renault Captur chegou há seis anos no Brasil com a mesma base do Duster, mas com uma pegada um pouco maiis refinada, entretanto, sem chegar no mesmo patamar que seus principais rivais, como Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia.

Além disso, o carro sofreu com falta de componentes vindos da Rússia, onde nasceu como Kaptur, com K. 

Antes de sair de linha o Renault Captur vinha sendo oferecido em três versões com motor 1.3 turboflex de 170 cv, entre R$ 142.990 e R$ 162.190, valores bem acima do Duster, que atualmente custa entre R$ 115.990 e 148.990 na versão topo de linha. 

Além do Renault Kardian, a marca terá outros modelos fabricados sobre a nova plataforma global, inclusive um SUV médio para concorrer com Jeep Compass, Caoa Chery Tiggo 8 e companhia, em uma nova fase em que passará a oferecer produtos e maior valor agregado e com algum grau de eletrificação, como manda o figurino daqui em diante no setor automotivo.

Renault Captur
Renault Captur recebeu motor 1.3 turboflex, de 170 cv, mas quasenão mudou nada na traseira em relação à versão de 2017
Imagem: Divulgação

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise