Renault Austral surge como o rival moderno do Compass na Europa
SUV médio estreia com diversos itens de tecnologia e utilizando apenas motores híbridos
Depois de muito mistério, enfim o Renault Austral foi lançado oficialmente na Europa. Novo SUV médio da marca francesa, o modelo vai brigar no mesmo segmento do Jeep Compass no velho continente e terá apenas motores híbridos disponíveis.
O modelo será o sucessor do Kadjar, que teve apenas uma geração e deixará de ser oferecido. Quem também sai de linha é o motor diesel, que não estará disponível em nenhuma configuração do Austral. Conforme já citado, todas as configurações do SUV serão eletrificadas, sejam elas híbridas-leves, com sistemas de 12V e 48V, e outras seguindo o formato tradicional.
Externamente, o Austral adota a nova linguagem visual da Renault, tendo traços semelhantes aos do novo Mégane E-Tech. Os faróis e as lanternas em C, o novo logotipo da marca e os vincos bem pronunciados são alguns dos elementos presentes no carro.
Por dentro, a cabine do modelo segue o conceito de modernidade da carroceria. São duas grandes telas, sendo uma para o painel de instrumentos e com 12,3 polegadas, e outra para a central multimídia, de 12 polegadas. Há até mesmo um head-up display de 9,3 polegadas para algumas das versões.
Motores
Construído sobre a plataforma CMF-CD, o Austral conta com duas opções de tração. Os modelos 4x2, cuja tração é dianteira, utilizam eixo de torção na traseira. Já as versões com tração integral são equipados com um sistema multibraço no eixo posterior.
Os modelos mais completos vão utilizar o motor 1.2 turbo, que é associado a um propulsor elétrico. Serão duas opções de potência: 200 cv e 160 cv, mas inicialmente apenas a mais potente será oferecida. O mesmo propulsor será utilizado em outros modelos, mas com um sistema híbrido-leve de 48V. Dessa forma, a potência cai para 130 cv.
A outra opção de motor é a 1.3 turbo, cujo propulsor é o mesmo utilizado no Captur e Duster vendidos no Brasil, mas queimando apenas gasolina na Europa. No Austral, este motor entrega 160 cv e será ligado a um sistema híbrido-leve de 12V.
Além do sistema híbrido, o Austral aposta na tecnologia para se diferenciar. Segundo a Renault, o modelo conta com 32 auxiliares de direção. Entre os destaques estão o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com função para o uso em congestionamentos, câmera 360º em 3D, assistente de estacionamento automatizado, alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência e alerta de tráfego cruzado traseiro.