Renault Arkana não será oferecido no Brasil
Informação foi revelada por colunista do Autoo; saiba mais detalhes
Era para ele se destacar com uma proposta ousada no mercado brasileiro: trazer para o segmento de SUVs médios nacionais a opção mais arrojada dos “SUVs-cupê”, receita que faz sucesso entre os automóveis premium de marcas como BMW e Mercedes-Benz. Porém, como revelou nesta semana o jornalista Fernando Calmon em sua coluna publicada no Autoo, o Renault Arkana tornou-se inviável para uma eventual produção no Brasil.
Segundo Calmon relata, o que afastou a possibilidade de produção local do Renault Arkana foi a questão do custo elevado que a novidade teria aqui. De fato, ao verificarmos as especificações do Arkana revelado na Rússia, mesmo pertencendo a uma marca generalista como é o caso da Renault ele traz algumas soluções que de fato resultam em um valor final mais caro, como a presença de tração integral e o próprio visual do SUV em si, que traz formas muito trabalhadas e que naturalmente oneram consideravelmente o custo de produção ao exigir ferramentas e processos mais refinados.
O jornalista destaca, contudo, que a Renault de fato chegou a considerar a nacionalização do Arkana, porém, pelos fatos relatados anteriormente, a empresa reconsiderou a estratégia. Com isso, até o momento a produção do SUV com ares de cupê ocorrerá somente na Rússia e Coreia do Sul. É uma pena, uma vez que um modelo mais original como é o caso do Arkana poderia estimular as concorrentes a apostar em veículos diferenciados dentro de um dos segmentos mais procurados hoje em dia no mercado brasileiro.
Se o Arkana seria caro demais para a realidade brasileira e o segmento de SUVs médios locais, quem sabe abre-se uma brecha para uma eventual nacionalização do Triber, uma interessante minivan que a Renault lançou recentemente na Índia e mostra-se muito interessante para mercados emergentes como é o caso do Brasil. Com 3,99 m de comprimento, o modelo acomoda até 7 pessoas e conta com altura em relação ao solo semelhante ao de um SUV compacto. Vamos aguardar para saber quais serão as próximas movimentações da Renault por aqui.