Relembre 5 versões legais e uma desastrosa que o VW Polo já teve no Brasil

De econômica a esportiva, conheça algumas que marcaram a trajetória do carro
Volkswagen Polo Bluemotion

Volkswagen Polo Bluemotion | Imagem: Divulgação

O Volkswagen Polo continuava na segunda posição no ranking dos veículos zero-quilômetro mais vendidos no acumulado do ano.

Até outubro, o compacto acumulava 112 mil unidades emplacadas contra 116,1 mil da líder Fiat Strada, pertencente ao nicho dos comerciais leves. Se formos considerar só o segmento de automóveis, o hatch sobra com mais de 34,5 mil unidades à frente do Onix, da Chevrolet.

O panorama atual é curioso já que o Polo é um carro que chegou ao Brasil há mais de duas décadas e teve fases de alta e baixa, com o lançamento de diversas versões.

Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.

Aqui listamos cinco das mais interessantes desde quando o hatch foi lançado, em 2002, e também um modelo de vida curta e que acabou dando azar quando chegou às lojas.

1- GTI

O Volkswagen Polo GTI foi apresentado durante o Salão do Automóvel de 2006, e arrancou suspiros do público. O pocket rocket da marca alemã vinha importado da Espanha com motor 1.8 20V Turbo de 150 cv e chegava aos 100 km/h em 8,2 segundos. Com apenas 30 unidades e oferecido só na configuração de duas portas, o Polo GTI hoje é raríssimo de ser encontrado. As poucas unidades hoje são disputadas por colecionadores. 

Volkswagen Polo Beats
Volkswagen Polo Beats Imagem: Divulgação

2- BlueMotion

Em 2009, a Volkswagen anunciava a chegada do Polo BlueMotion, uma versão que prometia reduzir até 15% os níveis de consumo de combustível e de emissões de CO2. Para isso, foram feitos aprimoramentos em aerodinâmica, transmissão, suspensão (15 mm mais baixa), além da adoção dos pneus ‘verdes’, com menor resistência ao rolamento.

Dotado de motor flex 1.6 VHT (104/101 cv), o consumo podia chegar a 21,1 km/l com gasolina na estrada, segundo a empresa.

VEJA TAMBÉM:

3- Evidence (Sedan)

Destinado exclusivamente à configuração Sedan do Polo 1.6 flex (103/101 cv), a Evidence foi uma série especial luxuosa e vendida em 2005, com somente 900 unidades produzidas, o que o torna uma opção colecionável ainda que não seja tão exclusiva como as outras. 

Volkswagen Polo GTS
Volkswagen Polo GTS Imagem: Divulgação

Entre os destaques, havia bancos, câmbio e volante revestidos em couro sintético, faróis de neblina, trio elétrico, além de freios ABS, sistema de som com CD Player e ar-condicionado eletrônico e digital Climatronic, vendidos como opcionais.

4- Beats

Em 2018, a Volkswagen apostou no Polo Beats que se diferenciava dos demais por conta do sistema de som premium. O equipamento contava com 300 watts e amplificador digital de 8 canais e o som era fornecido por quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer com ajustes. 

Volkswagen Polo Sedan Evidence
Volkswagen Polo Sedan Evidence Imagem: Divulgação

O Polo e seu ‘irmão’ Virtus, foram os primeiros modelos da VW a serem equipados com som de grife no Brasil. Ambos vinham nas versões Comfortline e Highline, equipadas com motor 200 TSI de até 128 cv, e câmbio automático de seis marchas. 

5- GTS

Com um motor 1.4 TSI de 150 cv, o mesmo do Jetta, e câmbio automático de seis marchas, a versão GTS do Polo chegou em 2020. Além dos números favoráveis à proposta do esportivo - 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e velocidade máxima limitada a 207 km/h -, o esportivo ainda recebeu ajustes na suspensão para uma dirigibilidade mais dinâmica.

Fora isso, o piloto ainda poderia se divertir através dos modos de condução Normal, Eco, Sport e Individual.

Volkswagen Polo 1.0 16V
Volkswagen Polo 1.0 16V Imagem: Divulgação

Polo "popular" 1.0 16V

Pois a vida do Polo não foi apenas de alegria. Em 2002, pouco depois de lançar a 4ª geração do compacto no Brasil, a Volks resolveu ampliar a gama com uma versão 1.0 16V como complemento ao 1.6 inicial.

Mas o que montadora não sabia é que o governo estava prestes a reduzir o IPI dos carros e isso tornou a diferença entre o 1.0 e 1.6 desprezível. Resultado é que o Polo "popular" saiu de cena já no ano seguinte e virou "mosca branca" no mercado.

 

Volkswagen Polo Bluemotion

Volkswagen Polo Bluemotion

Volkswagen Polo 1.0 16V

Volkswagen Polo 1.0 16V

Volkswagen Polo GTS

Volkswagen Polo GTS

Volkswagen Polo Sedan Evidence

Volkswagen Polo Sedan Evidence

Volkswagen Polo Beats

Volkswagen Polo Beats

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.