Relembre 5 comerciais de carros veiculados no Brasil que causaram polêmica

Alguns filmes publicitários deram tanto o que falar na criatividade que acabaram provocando efeitos diferentes do esperado.
Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida

Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida | Imagem: Reprodução/You Tube

A propaganda tem como objetivo impactar e convencer as pessoas a comprarem determinado produto, mas, às vezes, esse tiro acaba saindo pela culatra, causando prejuízos às fábricas. Com a de automóveis, a estratégia não é diferente e pode até difamar o modelo em questão.

Um caso recente, o do anúncio da Volkswagen recriando a cantora Elis Regina por meio de inteligência artificial para colocá-la dirigindo uma Kombi, motivou diversos protestos e até um pedido ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) para que tirasse o material do ar.

Nesta semana, os membros do Conar votaram por manter a campanha "VW Brasil 70: o novo veio de novo", que divulga a ID.Buzz, modelo elétrico inspirado na Kombi.

O caso deste ano não é isolado. Seja por preconceito, violência ou maus tratos a animais, relembre cinco dos mais polêmicos filmes publicitários brasileiros que quase botaram tudo a perder por terem passado um pouco dos limites do razoável. 

1 - Fiat Strada

A Fiat resolveu causar certo espanto para mostrar a força a nova versão da picape, mas não muito certo
A Fiat resolveu causar certo espanto para mostrar a força a nova versão da picape, mas não muito certo
Imagem: Divulgação

A publicidade da picape Fiat Strada na versão Adventure Extreme nas telas, baseou-se em uma cena de um ratinho sendo devorado por uma cobra ao som de uma música inocente e infantil. Após a fatídica morte do roedor, uma voz de fundo aparece com os dizeres de que “a natureza é extrema e o seu carro também tem que ser”. Claro que isso não ficou barato e rendeu várias críticas, mas mesmo assim, a Fiat não tirou o anúncio publicitário do ar

2- Hyundai Veloster

Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida
Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida
Imagem: Divulgação

Em 2011, a ideia de lançar o Hyundai Veloster, um esportivo com apenas três portas no mercado, sendo duas à frente e uma do lado direito, era oferecer segurança ao passageiro, que só poderia descer obrigatoriamente do lado da calçada. A propaganda deixou bem claro isso, mas as críticas foram inevitáveis. Ela mostrava a personagem da “Morte” aguardando a próxima vítima sair pelo lado da porta esquerda, ou seja do lado da rua, para ser atropelada. 

3- Volkswagen Kombi

VW Kombi Carat era uma versão mais caprichada do utilitário ainda com motor 1.6 refrigerado a ar
VW Kombi Carat era uma versão mais caprichada do utilitário ainda com motor 1.6 refrigerado a ar
Imagem: Divulgação

A propaganda da Kombi 1997 tinha como mote dois meninos conversando sobre o carro dos sonhos. Um deles sonhava em ter um conversível e, na sequência, a cena dele guiando um Ford Mustang e uma mulher ao seu lado. O outro comentava que o seu sonho é a Kombi e na imaginação, aparece ele dirigindo a Kombi com várias mulheres. A ideia era dar destaque ao espaço interno, mas usar mulheres como objeto gerou polêmica.

4- VW Polo

Volkswagen Polo 2021
Volkswagen Polo teve uma propaganda polêmia envolvendo o público LGBTQIA e teve que ser apagado das redes sociais
Imagem: Divulgação

Em 2022, a Volkswagen em prol do apoio às conquistas recentes e luta por representatividade do público LGBTQIA, resolveu republicar um comercial feito em 2021 no qual mostra um casal homossexual junto ao modelo Polo hatchback. A reação de parte do público foi ruim, gerando ofensas com o casal da propaganda. À época, a VW citou que comentários ofensivos e desrespeitosos seriam apagados das páginas das redes sociais e que não tiraria a propaganda do ar.

5- Chevrolet Onix

Chevrolet Onix 2016
Chevrolet Onix foi o pioneiro com uma central multimídia com tela sensível ao toque, mas teve seu comercial censurado
Imagem: Divulgação

Com a estreia da tela multimídia do Onix 2013, a Chevrolet apostou forte na propaganda focando na sensibilidade ao toque de um dedo ao usar o dispositivo, algo compensatório depois de “tantos esforços”. O que parecia ser inocente, acabou gerando indignação, pois mostrava o dedo de vários profissionais como o de um pintor sujo de tinta, de um marceneiro que o perdeu ao encostar na serra e o de um proctologista “na mais absoluta falta de dignidade”. 

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Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida

Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida

VW Kombi Carat era uma versão mais caprichada do utilitário ainda com motor 1.6 refrigerado a ar

VW Kombi Carat era uma versão mais caprichada do utilitário ainda com motor 1.6 refrigerado a ar

A Fiat resolveu causar certo espanto para mostrar a força a nova versão da picape, mas não muito certo

A Fiat resolveu causar certo espanto para mostrar a força a nova versão da picape, mas não muito certo

Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida

Hyundai aproveitou que o Veloster tinha apenas um porta traseira lateral, mas teve a propaganda proibida

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.