Relembre 10 carros que saíram de linha em 2023

Nem elétricos e SUVs foram poupados pelas baixas vendas; segmentos de sedãs e hatches médios também foram afetados
Renault Captur 2022

Renault Captur 2022 | Imagem: Divulgação

As baixas vendas não pouparam nem SUVs e hatches médios em 2023. Os segmentos da moda tiveram modelos que não decolaram e acabaram sendo tirados das lojas.

Outros segmentos estão em processo de extinção e alguns representantes dessas categorias também se despediram. Não há mais um hatch médio nacional, por exemplo. Sedãs médios também estão em uma fase de desaparecimento e dois deles saíram das concessionárias ao longo deste ano.

Relembre, então, 10 modelos que saíram de linha ao longo do ano:

Chevrolet Bolt

Hatches elétricos estão em alta graças aos chineses BYD Dolphin e GWM Ora O3, mas nem todos têm vida fácil nas lojas. O Chevrolet Bolt não brigava em preço, custando mais de R$ 300 mil, mas não foi isso que o tirou das lojas. A estratégia mundial da GM tirou o carro de linha no mundo todo e a nova geração já está em desenvolvimento. 

Chevrolet Bolt EV 2023
Chevrolet Bolt EV 2023
Imagem: Divulgação

No Brasil chegou a ser vendido com motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm alimentado por um pacote de baterias de íons de lítio de 66 kWh.

Chevrolet Bolt EUV

A versão SUV do Bolt também desembarcou com os dias contados. Vieram 200 unidades e só. Mais barato que o hatch, acabou se dando melhor, mas o lote era mesmo limitado.

Chevrolet Bolt EUV 2023
Chevrolet Bolt EUV 2023
Imagem: Divulgação

O motor era o mesmo elétrico dianteiro de 203 cv e 36,7 kgfm de torque e as baterias de 66 kWh do hatch.

Chevrolet Camaro

Como já é tradição da marca desde o Opala, a despedida do Chevrolet Camaro será com a série especial Collection limitada a 125 unidades. Pelo menos foi o fim da versão a combustão com o V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas. 

Chevrolet Camaro Collection
Chevrolet Camaro Collection
Imagem: Divulgação

O nome deve continuar em um novo carro elétrico, mas não sabemos se será um cupê ou se vai virar SUV como o Ford Mustang Mach-E.

Chevrolet Cruze

Para dar lugar na fábrica de Santa Fe, na Argentina, para reforçar a produção do Tracker, a Chevrolet parou de fabricar o Cruze. Foi o ponto final da história da marca no segmento de sedãs médios que começou no Monza, passou pelo Vectra e terminou agora no Cruze.

Chevrolet Cruze 2022
Chevrolet Cruze 2022
Imagem: Divulgação

O modelo ainda consta no site da Chevrolet, já que ainda existe estoque do modelo. Com o fim do sedã, o segmento segue sendo representado somente por Volkswagen Jetta, Toyota Corolla e Nissan Sentra.

Chevrolet Cruze Sport6

O segmento de hatches médios nacionais, que já teve nomes como Volkswagen Golf e Ford Focus, não existe mais com o fim do Chevrolet Cruze Sport6. O modelo seguiu os passos do sedã e parou de ser fabricado na Argentina.

Chevrolet Cruze Sport6 2022
Chevrolet Cruze Sport6 2022
Imagem: Divulgação

Agora o segmento conta apenas com modelos importados. Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A continuam disponíveis.

Jaguar F-Type

Após 75 anos, o Jaguar F-Type foi outro que saiu de cena com motor a combustão. Para a despedida foi criada uma série especial 75.

Jaguar F-Type 2021
Jaguar F-Type 2021
Imagem: Divulgação

Para o Brasil vieram 14 unidades com motor 2.0 turbo de 300 cv. A marca agora vai se dedicar a modelos elétricos.

Kia Cerato

Mais um golpe nos sedãs médios foi o fim do Kia Cerato no Brasil. No primeiro semestre deste ano apenas 14 unidades haviam sido vendidas.

Kia Cerato 2020
Kia Cerato 2020
Imagem: Divulgação

O modelo, porém, terá uma nova geração no exterior e poderá voltar a ser importada no futuro para o Brasil.

Renault Captur

SUVs são quase metade de todo o mercado brasileiro, mas nem todos se dão bem nas vendas. As vendas discretas motivaram o fim do Renault Captur neste ano.

Renault Captur 2022
Renault Captur 2022
Imagem: Divulgação

O substituto vai demorar a chegar. Ele será fruto de um investimento de R$ 2 bilhões que a marca prometeu para o Brasil para desenvolver um novo SUV médio.

Renault Zoe

O Renault Zoe foi o pioneiro dos hatches elétricos, mas não decolou nas vendas. A marca preferiu trazer o SUV Mégane E-Tech e tirar o compacto das lojas no Brasil. 

Renault Zoe 2021
Renault Zoe 2021
Imagem: Divulgação

A importação já nem seria mais possível, já que na Europa o hatch também se despediu para dar lugar a um novo modelo. Será o Renault 5, um elétrico com estilo retrô.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen Voyage

Sedãs compactos também já tiveram dias melhores. O Volkswagen Voyage se despediu neste ano, pouco depois do Gol, e deixou o Virtus como o representante da marca no segmento.

Volkswagen Voyage 2020
Volkswagen Voyage 2020
Imagem: Divulgação

Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus, além do Virtus, seguem mantendo a categoria em pé até que SUVs cupê também ocupem essa faixa de preço.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Choque de elétricos baratos

Choque de elétricos baratos

BYD Dolphin Mini ou Kwid E-Tech, quem leva a melhor nos modelos a bateria?
Aviação
Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Os novos porta-aviões da China e dos EUA comparados

Fujian e Gerald R. Ford são como forças aéreas móveis, capazes de se deslocar pelo mundo inteiro
MOTOO
5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

5 motos 0km para comprar na faixa dos R$ 20 mil

Confira opções de modelos interessantes de Honda, Yamaha, Royal Enfield, Bajaj e Dafra