Relembre 10 carros que saíram de linha em 2023

Nem elétricos e SUVs foram poupados pelas baixas vendas; segmentos de sedãs e hatches médios também foram afetados
Renault Captur 2022

Renault Captur 2022 | Imagem: Divulgação

As baixas vendas não pouparam nem SUVs e hatches médios em 2023. Os segmentos da moda tiveram modelos que não decolaram e acabaram sendo tirados das lojas.

Outros segmentos estão em processo de extinção e alguns representantes dessas categorias também se despediram. Não há mais um hatch médio nacional, por exemplo. Sedãs médios também estão em uma fase de desaparecimento e dois deles saíram das concessionárias ao longo deste ano.

Relembre, então, 10 modelos que saíram de linha ao longo do ano:

Chevrolet Bolt

Hatches elétricos estão em alta graças aos chineses BYD Dolphin e GWM Ora O3, mas nem todos têm vida fácil nas lojas. O Chevrolet Bolt não brigava em preço, custando mais de R$ 300 mil, mas não foi isso que o tirou das lojas. A estratégia mundial da GM tirou o carro de linha no mundo todo e a nova geração já está em desenvolvimento. 

Chevrolet Bolt EV 2023
Chevrolet Bolt EV 2023
Imagem: Divulgação

No Brasil chegou a ser vendido com motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm alimentado por um pacote de baterias de íons de lítio de 66 kWh.

Chevrolet Bolt EUV

A versão SUV do Bolt também desembarcou com os dias contados. Vieram 200 unidades e só. Mais barato que o hatch, acabou se dando melhor, mas o lote era mesmo limitado.

Chevrolet Bolt EUV 2023
Chevrolet Bolt EUV 2023
Imagem: Divulgação

O motor era o mesmo elétrico dianteiro de 203 cv e 36,7 kgfm de torque e as baterias de 66 kWh do hatch.

Chevrolet Camaro

Como já é tradição da marca desde o Opala, a despedida do Chevrolet Camaro será com a série especial Collection limitada a 125 unidades. Pelo menos foi o fim da versão a combustão com o V8 6.2 de 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de dez marchas. 

Chevrolet Camaro Collection
Chevrolet Camaro Collection
Imagem: Divulgação

O nome deve continuar em um novo carro elétrico, mas não sabemos se será um cupê ou se vai virar SUV como o Ford Mustang Mach-E.

Chevrolet Cruze

Para dar lugar na fábrica de Santa Fe, na Argentina, para reforçar a produção do Tracker, a Chevrolet parou de fabricar o Cruze. Foi o ponto final da história da marca no segmento de sedãs médios que começou no Monza, passou pelo Vectra e terminou agora no Cruze.

Chevrolet Cruze 2022
Chevrolet Cruze 2022
Imagem: Divulgação

O modelo ainda consta no site da Chevrolet, já que ainda existe estoque do modelo. Com o fim do sedã, o segmento segue sendo representado somente por Volkswagen Jetta, Toyota Corolla e Nissan Sentra.

Chevrolet Cruze Sport6

O segmento de hatches médios nacionais, que já teve nomes como Volkswagen Golf e Ford Focus, não existe mais com o fim do Chevrolet Cruze Sport6. O modelo seguiu os passos do sedã e parou de ser fabricado na Argentina.

Chevrolet Cruze Sport6 2022
Chevrolet Cruze Sport6 2022
Imagem: Divulgação

Agora o segmento conta apenas com modelos importados. Audi A3, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A continuam disponíveis.

Jaguar F-Type

Após 75 anos, o Jaguar F-Type foi outro que saiu de cena com motor a combustão. Para a despedida foi criada uma série especial 75.

Jaguar F-Type 2021
Jaguar F-Type 2021
Imagem: Divulgação

Para o Brasil vieram 14 unidades com motor 2.0 turbo de 300 cv. A marca agora vai se dedicar a modelos elétricos.

Kia Cerato

Mais um golpe nos sedãs médios foi o fim do Kia Cerato no Brasil. No primeiro semestre deste ano apenas 14 unidades haviam sido vendidas.

Kia Cerato 2020
Kia Cerato 2020
Imagem: Divulgação

O modelo, porém, terá uma nova geração no exterior e poderá voltar a ser importada no futuro para o Brasil.

Renault Captur

SUVs são quase metade de todo o mercado brasileiro, mas nem todos se dão bem nas vendas. As vendas discretas motivaram o fim do Renault Captur neste ano.

Renault Captur 2022
Renault Captur 2022
Imagem: Divulgação

O substituto vai demorar a chegar. Ele será fruto de um investimento de R$ 2 bilhões que a marca prometeu para o Brasil para desenvolver um novo SUV médio.

Renault Zoe

O Renault Zoe foi o pioneiro dos hatches elétricos, mas não decolou nas vendas. A marca preferiu trazer o SUV Mégane E-Tech e tirar o compacto das lojas no Brasil. 

Renault Zoe 2021
Renault Zoe 2021
Imagem: Divulgação

A importação já nem seria mais possível, já que na Europa o hatch também se despediu para dar lugar a um novo modelo. Será o Renault 5, um elétrico com estilo retrô.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Volkswagen Voyage

Sedãs compactos também já tiveram dias melhores. O Volkswagen Voyage se despediu neste ano, pouco depois do Gol, e deixou o Virtus como o representante da marca no segmento.

Volkswagen Voyage 2020
Volkswagen Voyage 2020
Imagem: Divulgação

Hyundai HB20S, Fiat Cronos e Chevrolet Onix Plus, além do Virtus, seguem mantendo a categoria em pé até que SUVs cupê também ocupem essa faixa de preço.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise