Reforma visual do Toyota Yaris é flagrada no exterior: quais são os planos por aqui?
Atual geração do compacto vai ganhar sobrevida em alguns mercados onde já atua
Talvez uma das tarefas mais difíceis atualmente é tentar entender o que a Toyota prepara em um horizonte de curto prazo para sua gama de modelos de entrada, em especial em mercados emergentes como o brasileiro.
Uma notícia que merece destaque nesta semana foi a divulgação por parte do site vietnamita AutoPro de uma reforma visual para a atual geração do Toyota Yaris Sedã comercializado no Brasil. Tal produto também é conhecido como Vios em alguns países asiáticos.
O quebra-cabeça criado pela Toyota torna-se ainda mais complexo considerando que a marca revelou, no fim de 2022, o Yaris Ativ.
O novo três volumes, ao menos em teoria, era esperado para ser o sucessor do Vios/Yaris Sedã, oferecendo uma plataforma bem mais moderna, amplo espaço interno e conteúdo de tecnologia superior. Contudo, o flagra no Vietnã deixa claro que a estratégia da Toyota também passa por preservar o modelo atual em certas regiões.
E o Brasil, como fica?
Hoje o Yaris em suas carrocerias hatchback e sedã figura como o modelo de entrada da Toyota no Brasil, com o dois volumes partindo de R$ 94.690 na configuração XL.
Procurada pelo AUTOO, a Toyota nos explicou que não figura no curto prazo a descontinuação da gama Yaris nacional, atualmente produzida em Sorocaba (SP).
É importante lembrarmos que a atual linha 2023 do compacto foi apresentada no começo do ano passado com discretos aprimoramentos estéticos e um reposicionamento de mercado, melhorando o conteúdo de série de algumas versões.
Apesar de bem mais discreto em relação ao facelift que a Toyota prepara para o Yaris Sedã/Vios no Vietnã e alguns países vizinhos, a atualização estética do Yaris e do Yaris Sedã produzidos no interior de São Paulo ao menos garante a sobrevida dos dois produtos em um horizonte de médio prazo, algo como dois a três anos.
Outro ponto importante a ser considerado é que a Toyota prepara a inclusão de mais um modelo na linha de montagem em Sorocaba.
De forma oficial, a Toyota cita apenas que o novo produto está “ainda em discussão”, mas sabemos que tudo leva a crer tratar-se de um SUV compacto.
Até onde conseguimos apurar de maneira extraoficial, a novidade em questão pode ser a nacionalização do Yaris Cross, sendo que o anúncio do projeto deve ser realizado ainda neste ano.
Outro produto recém-apresentado que deve ser mantido no radar é o Toyota Urban Cruiser Hyryder, SUV compacto lançado na Índia e desenvolvido especialmente para mercados emergentes, inclusive oferecendo opções mecânicas eletrificadas.
Do ponto de vista lógico, o Urban Cruiser Hyryder tende a ser um SUV com credenciais mais competitivas para o mercado brasileiro em relação ao Yaris Cross, este concebido para regiões mais maduras, como a europeia.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
Resta saber se o inédito SUV nacional abaixo do Corolla Cross poderia afetar de alguma forma a gama Yaris também montada em Sorocaba. Não nos parece o caso, ao menos levando em conta a declaração oficial da Toyota.
Recentemente, a marca deixou claro que vai investir na eletrificação do seu portfólio nacional, inclusive tornando a mecânica híbrida flex mais acessível.
Portanto, precisamos acompanhar com lupa as movimentações que a Toyota prepara em nosso mercado. Certamente, ao longo deste ano, pelo menos vamos conhecer de forma oficial qual será o novo produto destinado à unidade de Sorocaba, o que nos permitirá ter uma ideia mais exata sobre os próximos passos da Toyota por aqui.