Raro Escort RS Cosworth de rali surge depois de décadas guardado

Estima-se que a raridade com apenas 1.131 km rodados valha mais de R$ 1 milhão
Ford Escort RS Cosworth fez história das corridas de rali e pode atingir 232 km/h

Ford Escort RS Cosworth fez história das corridas de rali e pode atingir 232 km/h | Imagem: Reprodução/You Tube

Uma das únicas  2.500 unidades do lendário Ford Escort RS Cosworth de rali (N-spec) feitas entre fevereiro de 1992 e dezembro de 1995 ficou guardada por décadas e apenas agora acaba de aparecer à luz do dia. A rara versão foi feita para seus felizes  donos poderem participar de corridas, portanto, sem vidros e espelhos elétricos, radio, teto solar, ar-condicionado e menos isolamento acústico.

Com apenas 1.131 km rodados no hodômetro, a raridade teve como único dono um endinheirado entusiasta das corridas de Jacarta (Indonésia) que o comprou para participar de provas do Grupo N  de rali. Mas, seus planos nunca se concretizaram e o raro RS Corsworth  ficou escondido por décadas, tendo sido considerado desaparecido.

VEJA TAMBÉM:

Quando o acharam, estava todo empoeirado e com os pneus ressecados e furados. Então, foi levado para a Austrália, limpo, reformado e enviado para o Reino Unido, onde vai fazer parte de um leilão online no site The Saleroom, que terá início no próximo dia 25 e vai até o dia seguinte. O lance inicial é equivalente a cerca de R$ 700 mil, mas espera-se que o carro seja arrematado por mais de R$ 1 milhão.

Em perfeito estado, o Ford RS Cosworth vem com vários itens próprios para competição, como os reforços estruturais internos e no cofre do motor, tanque extra para competição e até rodas OZ de rali com pneus de uso misto, os mesmos usados pelos campeões do WRC, Carlos Sainz, Francois Delecour e tantos outros. 

O hatch da Ford vem com motor 2.0, turbo, de quatro cilindros, capaz de gerar 224 cv e bons 31 kgfm de torque a 3.500 rpm que funciona com câmbio manual de cinco marchas e tração integral permanente. São números para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos nesta versão preparada para corridas, que também é capaz de atingir 232 km/h, diz a fabricante. 

Ford Escort RS Cosworth
Ford Escort RS Cosworth com volante de três raios, mas sem ar-condicionado ou isolamento acústico para ficar leve 
Imagem: Reprodução/You Tube

Por dentro, o que chama atenção é o pacote para competição, com bancos do tipo concha com cintos de segurança de cinco  pontos, nada de isolamento acústico, botões metálicos simples, típos de carros de corrida, mas com o mesmo cluster das versões convencionais do Escort RS Cosworth, assim como o volante de três raios, alavancas na coluna de direção, entre outros detalhes.

O carro será leiloado totalmente pronto e com todos os itens originais, inclusive o kit de faróis de longo alcance usado para competir em provas noturnas ou com baixa visibilidade. Para isso, foi necessário montar o suporte especial e a instalação elétrica compatível com a alta potência dos faróis auxiliares. 

Basta saber quem será o felizardo que vai arrematar a raridade que fez história no automobilismo mundial, voando pelos circuitos de lama, neve ou asfalto nas mãos de verdadeiros heróis das pistas. 

Ford Escort RS Cosworth
Ford Escort RS Cosworth com escape elevado no para-choque, tração intergral, para-barros e tudo para disputar corridas
Imagem: Reprodução/The Saleroom

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana