Raro Dodge Daytona que passa dos 320 km/h é vendido por R$ 18 milhões

Clássico supera expectativas e bate recorde de preço para o modelo em um leilão
Dodge Daytona 1969

Dodge Daytona 1969 | Imagem: Reprodução/Mecum Auctions

O Dodge Daytona é um dos clássicos norte-americanos mais exóticos. Foi fabricado para cumprir as regras de homologação e participar do campeonato de Stock Car dos Estados Unidos, o famoso Nascar. E um raro exemplar, de 1969, que faz parte de uma leva de apenas 22 unidades com câmbio manual de 4 marchas bate recorde de preço no leilão em Monterey, na Califórnia (EUA), organizado pela Mecum Actions ao ser arrematado por US$ 3,3 milhões, algo em torno de R$ 18 milhões.

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Em maio de 2022, o mesmo Dodge Charger Daytona 1969 havia batido um recorde por ter sido leiloado por US$ 1,32 milhão (ao redor de R$ 7,1 milhões). Mas agora acaba de  superar esta marca,  tornando-se o Daytona mais caro do mundo que se tem notícia.

Portanto, não é apenas o Dodge Daytona 1969 mais caro já leiloado, mas também o carro que mudou de mãos pelo dobro do valor do recordista anterior. É também o primeiro Daytona a ultrapassar as marcas de US$ 2 milhões e US$ 3 milhões.

Interior tem opcionais, como o volante com aro de madeira

Dodge Daytona 1969
Dodge Daytona 1969 tem interior de couro verde com banco do tipo concha e vários itens opcionais 
Imagem: Reprodução/Mecum Auctions

Então, o que fez os colecionadores darem lances altos neste "guerreiro alado" verde-escuro? Para começar, é um clássico de nível de museu que ainda ostenta a maioria de seus componentes originais, incluindo a chapa de metal. O carro pode ganhar prêmios em qualquer exposição de carros clássicos.

Além disso, este Daytona 1969 também é super raro devido à sua combinação do conjunto mecânico. A Dodge produziu 503 Charger Daytonas para homologação da Nascar em 1969, mas apenas 70 foram encomendados com o poderoso motor V8 de 426 polegadas cúbicas (7,0 litros) e câmbio manual de 4 marchas.

O carro também é único se também levarmos em consideração a combinação de cores . A pintura verde Dark Green adorna mais alguns Daytonas, mas este exemplar é o único com um interior de vinil verde. É um clássico genuíno e único, com vários opcionais, como vidros elétricos, volante com aro de madeira, banco do motorista ajustável em seis direções e bancos do tipo concha com encosto de cabeça.

O Dodge Daytona verde que aparece na galeria acima foi o segundo clássico mais caro leiloado no Festival de Monterey, na Califórnia (EUA), entre os dias 9 e 18 de agosto.  O veículo mais caro, um Ford GT40 Lightweight 1969 (um dos 10 fabricados), foi vendido por US$ 7,86 milhões, ou R$ 42,7 milhões. 

Dodge Daytona 1969
Dodge Daytona 1969 tem o aerofólio com mais de um metro de altura para ajudar a segurar a traseira
Imagem: Reprodução/Mecum Auctions

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

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