Rara Toyota Bandeirante Xingu restaurada custa quase uma picape Hilux 0 km

Utilitário tem teto de lona e portas desmontáveis para ser usado ao ar livre
Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu | Imagem: Reprodução/ O Acervo


Antes mesmo da Toyota se popularizar com o Corolla no início das importações, na década de 1990, ela já era bem conhecida entre nós. Tudo começou em 1958 quando a fabricante japonesa passou a montar o jipe Land Cruiser, sendo então o primeiro carro da marca feito fora do Japão.

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Quatro anos depois, inaugurou a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) e, nessa fase, trocou o motor Toyota a gasolina por um Mercedes-Benz a diesel e o jipe passou a ser chamado de Bandeirante. O nome foi uma homenagem aos sertanistas desbravadores do Brasil colonial.

Graças à mecânica robusta e de fácil manutenção, o Bandeirante rapidamente tornou-se um “desbravador” de sucesso entre terras tupiniquins. O sucesso animou a Toyota a criar outras interessantes versões do projeto original do jipe conversível como a de teto de aço fechado, chassi curto e longo, além das opções de picapes com cabine simples ou dupla.

Simplicidade, com elegância

Toyota Bandeirante Xingu
Toyota Bandeirante Xingu tem interior simples, mas o painel de instrumentos exibe várias informações
Imagem: Reprodução/ O Acervo

É dessa última configuração o Bandeirante 1997 à venda através da loja O Acervo. Trata-se de nada mais, nada menos da raríssima Xingu, uma versão militarizada do Toyota Bandeirante. Segundo dados retirados do site do Museu Militar de Panambi 

o Toyota Bandeirante Xingu vinha com alguns apetrechos extras como bitola alargada guincho, acoplamento para reboque, para-brisa rebatível, faróis militares e suspensão reforçada, além de carroceria revestida de chapas reforçadas, a pedido do exército. O Xingu também chegou a fazer parte da frota oficial da Marinha e Aeronáutica

Robustez de sobra

Toyota Bandeirante Xingu
Toyota Bandeirante Xingu com caçamba e pneus 265/75R 16, para enfrentar trechos de terra
Imagem: Reprodução/ O Acervo

O exemplar da loja O Acervo passou por uma restauração feita no padrão original, exceto pelo conjunto da suspensão que foi customizada para oferecer maior resistência e abrigar as rodas com enormes pneus Royal Black M/T nas medidas 265/75 R16.

O motor Toyota (14B) movido a diesel também foi refeito mantendo as características originais. Ele garante 96 cavalos de potência máxima e torque bruto de 24,2 kgfm. O câmbio é manual de cinco marchas e a tração é do tipo 4x4 temporária.

Se você quer desbravar novos horizontes e tem muita bala na agulha, o preço é de R$ 220 mil, uma diferença de quase R$ 24 mil do valor de uma Toyota Hilux STD Power Black que sai por R$ 243.790.

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Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Toyota Bandeirante Xingu

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

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