Ranking elege os piores carros dos Estados Unidos

Revista independente, conhecida por apontar os melhores veículos, também tem a lista dos não recomendados

Lincoln MKS ficou devendo e pode vir a ser o pior carro do ano | Imagem: Divulgação

Depois de eleger o Tesla S como melhor carro de 2014 na categoria geral, a Consumers Report, uma revista norte-americana especializada em guias de comparações de produtos, listou os candidatos a uma questão um pouco menos honrosa, mas não menos influente – a de pior carro do ano.

A avaliação até o momento não elegeu os “campeões”, apenas nomeou os indicados, separando-os por categoria. Mas já é um indício ruim para seus fabricantes, tamanha é a influência da publicação. Para se ter uma idéia, a mais recente geração do Civic deixou de ser recomendada pela Consumer Reports, após anos entre os melhores. A classificação gerou protestos da montadora, que acabou admitindo que seu modelo tinha fraquezas e as corrigiu recentemente.

Vamos aos indicados, alguns deles vendidos no Brasil, e alguns dos argumentos feitos pela revista para justificar a nomeação:

Subcompactos:

Smart ForTwo - demasiadamente pequeno;
Chevrolet Spark – pouco potente, com direção dura e baixa dirigibilidade;
Scion iQ – lento, espaço oferecido aos ocupantes dos bancos traseiros é restrito e o barulho na cabine é alto.

Compactos:

Mitsubishi Lancer – barulhento e com propulsor pouco potente;
Dodge Dart – Caro e menos refinado que os concorrentes;
Scion tC – direção dura, não é prazeroso de guiar.

Sedãs médios:

Chrysler 200/ Dodge Avenger – os primos estão encalhados na concessionária, preços sãos altos pra categoria.

Sedãs Grandes:

Ford Taurus – pouco confiável, apertado para um carro tão grande, o modelo ainda traz uma central multimídia muito complexa.

Sedãs de Luxo:

BMW Série 7 – cheio de tecnologia, o sedã tem dirigibilidade desajeitada;
Lexus IS – Muito apertado;
Lincoln MKS – Segundo a Consumers Report, o modelo nem deveria estar na categoria de luxo.


Minivans e Peruas:

Honda Crosstour: Desajeitado e com sistema multimídia pouco intuitivo.

SUV´s pequenos:

Jeep Compass – Propulsor é muito fraco e acabamento interior deixa a desejar;
Jeep Patriot – Muito simples para a categoria;
Jeep Cherokee 2.4 – pouca potência, aceleração demora a responder e câmbio não é muito refinado
;Mitsubishi Outlander – Suspensão dura, interior simples e rodar desajeitado são pontos fracos.

SUV´s grandes:

Ford Edge – Sistema multimídia complexo, carro barulhento e desconfortável;
Nissan Armada – Piores custos da categoria, baixa confiabilidade e alto consumo de combustível;
Dodge Journey – falta agilidade, transmissão relutante e baixa confiabilidade.

SUV´s de luxo:

Volvo XC90 – Design ultrapassado;
Range Rover Evoque – Cabine barulhenta e sistema de assistência de emergência ruim;
Lincoln MKX – pouco confiável, traz sistema multimídia muito complexo.
 

Os testes

A Consumers Report é famosa por não avaliar veículos fornecidos pelas montadoras. Em vez disso, a empresa conta com o maior e mais sofisticado centro de testes independente do mundo e, todo ano, a companhia compra cerca de 80 veículos para as avaliações.

Cada um deles passa por mais de 50 exames, que levam em consideração o comportamento do veículo, as acelerações, capacidade de frenagem, controles e displays, conforto, acessibilidade e direção de emergência. A revista também não publica anúncios publicitários e tem sua receita advinda apenas de assinantes como forma de garantir sua independência.