Ranking 2018: veja as disputas mais apertadas em vendas
Creta e HR-V protagonizam o maior embate pela liderança do segmento mas há outros carros com emplacamentos muito próximos
A poucos dias do final do ano, a disputa em vendas entre alguns veículos está quente. Com distâncias pequenas, eles seguem com a posição no ranking de vendas indefinido. Veja a seguir os principais embates.
Reinado ameaçado
O trono de SUV compacto mais vendido do Brasil está prestes a mudar de dono em 2018 como Autoo antecipou. O Creta já havia começado dezembro à frente do HR-V e essa distância se ampliou com o passar dos dias. Até esta quarta-feira (26) quase mil emplacamentos separavam os dois modelos – 48.200 para o Hyundai contra 47.205 para o Honda – o que denota que o Creta deve concluir o ano como o líder da categoria. Mas, como dissemos, é uma vitória “amarga” já que metade das vendas são da versão PCD, bem mais acessível e inexistente no HR-V.
Vice-líder
Outra disputa que parece definida embora muito apertada é a vice-liderança do HB20 perante o Ka. A Ford renovou seu modelo, adotou transmissão automática e criou uma versão aventureira que ajudaram o carro a ampliar seu público, mas isso ainda não foi suficiente para desbancar o concorrente que vencia a briga com 104.009 unidades contra 101.663 do Ka.
Novidades lutam por cada unidade
Quem promete virar o jogo em 2019 é o Argo. O novo hatch compacto da Fiat tem vendido mais que o Polo nos últimos meses e só não o superou porque no começo do ano o Volks abriu uma boa vantagem. Obviamente o Argo se beneficia de uma linha de versões mais popular e barata que o Polo.
Coadjuvantes de peso
Voltando a falar dos SUVs compactos, quem ficou próximo de Creta e HR-V foram o Kicks e o Renegade. O Jeep, aliás, ganhou um reforço com a linha 2019 e passou a se aproximar do Nissan e hoje os dois estão separados por apenas 596 unidades.
Como um foguete
É verdade que a chance de o City perder a batalha para o novo Yaris Sedan é mínima, mas no ano que vem é certo que o Toyota vai destronar o Honda tamanho o ritmo de vendas maior. Hoje o City acumula 14.679 enquanto o Yaris já tem 13.163 em apenas seis meses no mercado. Ou seja, o Toyota já vende o dobro do Honda.
Novo Tiguan agrada
Se não é páreo para o imbatível Compass ao menos o novo Tiguan tem dado mostras de ser um projeto acertado. O Volkswagen ultrapassou o tradicional Sportage em dezembro e já tem 5.679 unidades vendidas ante 5.557 do Kia. Em 2019, o Tiguan deve bater o ix35 também e ser o vice-líder isolado entre os SUVs médios, atrás é claro do Jeep.
Briga dos lanternas
Em outros tempos seria motivo de comemoração mas, com o clima de fim de festa dos hatches médios, o Golf ultrapassar o Focus nas vendas em 2018 acaba não tendo nenhum reflexo positivo para o Volks, ainda mais que o Ford já está condenado à aposentadoria.