RAM TRX: veja o que falaram sobre a primeira ''super picape'' do mundo
Com nada menos que 712 cv de potência, caminhonete ainda é exclusividade do mercado norte-americano, onde custa caro
Em agosto, a RAM surpreendeu o segmento das picapes ao apresentar a nova versão TRX para a sua picape da série 1500, a menor da linha. Com um motor 6.2 V8 a gasolina sobrealimentado por compressor de ar, ela entrega 712 cv de potência e 89,7 kgfm de torque. A carroceria foi elevada com uso de amortecedores de maior curso e todo o chassi foi reforçado na comparação com as demais versões da caminhonete.
Custando a partir de US$ 69.995 (cerca de R$ 380,1 mil) nos EUA, a RAM TRX não é o modelo mais em conta do segmento, mas surge como o primeiro nome de peso para brigar em performance com a Ford F-150 Raptor. A picape da RAM consegue acelerar de 0 a 96 km/h (0 a 60 mi/h) em apenas 4,5 segundos, o que fez com que a marca chamasse a TRX de a “primeira super picape do mundo”. Ela conta até com controle de arrancada, além de diversos modos de condução fora-de-estrada que atuam nas respostas de motor, câmbio e suspensão.
Saiba mais: confira todos detalhes e imagens da nova RAM TRX
O site Motor Authority foi um dos que já teve a oportunidade de andar nessa nova RAM TRX nos EUA. E o que foi descrito é que a picape não decepciona. Em trechos off-road, fornece grande manobrabilidade mesmo sem muita aderência, com derrapagens corrigidas facilmente com o acelerador. As suspensões reforçadas mostraram a que vieram em uma sequência de saltos realizados a 88 km/h (55 mi/h). Mesmo pulando de uma rampa em alta velocidade, a picape absorveu bem o impacto.
Enquanto o motor garantia desempenho abundante na terra, sobrou ainda mais na estrada. O jornalista demonstrou espanto por dirigir uma picape com controle de largada. A aceleração total é brutal, assim como as retomadas. A publicação diz que a força de aceleração é a mesma partindo da imobilidade ou em retomadas. O acelerador também foi elogiado por ser sedado até a metade do curso, evitando respostas bruscas sem necessidade.
Dirigindo nas grandes estradas norte-americanas, o jornalista afirmou que a sensação de dirigir “civilmente” a RAM TRX era similar a de guiar as configurações maiores da picape, como a RAM 2500 e RAM 3500, por conta da maior altura do veículo e das bitolas alargadas. No entanto, isso causou impactos negativos na visibilidade, que foi afetada. Além de um consumo estimado de 4,25 km/l na cidade e de 5,95 km/l na estrada, o único outro ponto negativo apontado na picape foi o ronco, bem mais silencioso do que outros modelos da Dodge com o mesmo motor.