Ram terá picape inédita fabricada no Brasil; saiba mais sobre o projeto
Modelo deverá inaugurar uma nova proposta entre o segmento de médio porte
Finalmente a alta cúpula da Stellantis no Brasil confirmou o que há muito tempo era cogitado nos bastidores: o grupo empresarial vai mesmo investir no desenvolvimento de uma picape inédita no portfólio da Ram, a qual será produzida em solo nacional.
Segundo reporta a AutoData, o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa, confirmou em evento promovido pela editora que a nacionalização da marca Ram está “muito perto” de acontecer.
“Localizaremos a marca e os produtos. Será uma aventura fantástica. Espero que seja tão boa quanto a Jeep, ou até melhor, acredito”, citou o executivo.
Filosa já havia declarado, em 2021, que batalhava para realizar com a marca Ram a mesma estratégia de sucesso que até então a Fiat Chrysler conseguiu semear para a marca Jeep por aqui.
O produto
Nos últimos meses, quem conseguiu se aprofundar mais sobre o tema da inédita picape nacional da Ram foi o Autos Segredos.
O site especializado já adiantou que a aguardada Ram 1200, como deverá ser chamada, está sendo desenvolvida tomando como base a plataforma Small Wide, a qual dá vida a todos os modelos produzidos em Goiana (PE), no caso a Fiat Toro e os Jeep Renegade, Compass e Commander. Logo, é muito provável que a nova picape também deverá ser montada na mesma unidade.
De acordo com o Autos Segredos, a Ram 1200, inclusive, vai compartilhar muitos elementos com o Jeep Commander, entre eles itens dos sistemas de freio, direção, entre outros.
O motivo para isso está relacionado ao porte da Ram 1200, que será superior ao da Fiat Toro e vai posicionar a marca norte-americana no segmento de picapes médias como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
O grande diferencial da Ram 1200 será a estrutura monobloco, a qual oferece comportamento dinâmico e suavidade ao rodar superiores em relação às picapes médias tradicionais de cabine sobre chassi.
Para ser competitiva no segmento, a Ram 1200 deverá oferecer capacidade de carga na faixa de 1 tonelada e espaço interno consideravelmente superior na comparação com a Fiat Toro.
Por fim, o Autos Segredos antecipa que a picape inédita deverá ter como opções os motores 2.0 turbo a gasolina e 2.2 turbodiesel, ambos associados ao câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.
A previsão é que a primeira picape nacional da Ram fará sua estreia entre o fim de 2023 e o início de 2024.